Um ano depois, Fran Farabello está de volta. E espera ajudar o Pinheiros no seu grande momento no NBB
Armador clássico, o argentino irá acrescentar muita qualidade ao esquema do técnico Gustavinho
Próximo de completar um ano após ser submetido a uma cirurgia do LCA – Ligamento cruzado anterior – o armador argentino Francisco Farabello, o Fran, recuperado, vai voltar neste sábado (10) contra o Sesi Franca, no ginásio Pedrocão, em Franca, em partida válida pela primeira rodada do returno da fase de classificação da Liga Nacional de Basquete – NBB Caixa 2025/26. Os longos dias de incertezas e dúvidas acabaram, agora é só um recomeço e umfuturo glorioso aos 25 anos.
Durante todo o período pós-cirurgia, onde fez intermináveis sessões de fisioterapias a equipe do Clube, iniciando com Pedro Henrique Penna e depois com Giovanna Braga e o fortalecimento com o preparador físico Esteban Astroven, a parte mais demorada, Fran não esconde que está ansioso pelo retorno.
“Muito feliz”. Assim está Fran no seu retorno aos treinos com a equipe, sob o novo comando do técnico Gustavo De Conti e retornando à equipe em um momento especial: líder da Liga Nacional e com uma sequência de 13 vitórias seguidas.
“Não foi fácil. Você se machuca, não sabe o que aconteceu, tem que esperar o resultado da ressonância e muitas dúvidas nessa espera. Sabia que tinha machucado muito forte. E quando recebi o resultado, outra vez muitas dúvidas. Quanto tempo vou ficar fora das quadras? Como irei voltar quando estiver recuperado. Melhor ou pior que estava jogando? Só sabia que seria um processo muito longo, ainda bem que acabou”.
Filho do ex-jogador olímpico da Argentina, Daniel Farabello, um dos craques da geração dourada, Fran lembra que o primeiro da família a ser avisado foi o pai. “Meu pai não sofreu uma lesão assim como eu tive, ele sabia o que poderia acontecer no período de recuperação. Foi quem mais me tranquilizou. Veio ao Brasil ficar comigo pós-cirurgia”.
Como será o recomeço na carreira? “Foram 10 meses de recuperação. Tiveram dias que estava péssimo, outros dias melhores, mas sempre buscando o melhor para chegar agora bem”.
“Lógico que não estou no ritmo dos jogadores da equipe. Comecei agora a treinar com eles, mas vou fazer o meu melhor dia a dia”, disse.
Uma das coisas que Farabello lembrou nesse seu retorno, o quanto era bonito, gostoso só jogar basquete. A ausência das quadras para a recuperação, fez com que refletisse o quanto era bom estar saudável, jogando. “A gente acaba não apreciando aquilo que faz todo dia, aquela rotina de treino e jogo. Agora que fiquei quase um ano fora da quadra, senti muita falta de ser apenas jogador de basquete. Só pensava nesse momento de estar voltando”.
TREINO FINAL
Após o fim de ano, a equipe do Pinheiros vem treinando forte para a sequência de importantes jogos pela Liga Nacional e também a Copa Super 8, que começa dia 25, no clássico contra o Paulistano.
Antes disso, o Azul e Preto, líder do campeonato com 17 vitórias e apenas duas derrotas, com um aproveitamento de 89.5% dos jogos e uma sequência de 13 vitórias seguidas, joga neste sábado (10), às 17 horas justamente contra uma das duas equipes que perdeu no turno: Sesi Franca.
A equipe comandada por Gustavo De Conti ainda faz um treino nesta sexta-feira (9) pela manhã, almoça e viaja para a Capital do Calçado. Depois de Franca, joga na segunda-feira (12), em Bauru.
JOGOS DE JANEIRO – NBB
Sábado (10/1), 17 horas
Pedrocão, Franca – Sesi Franca x EC Pinheiros
Segunda-feira (12/1), 19h30
Panela de Pressão/Bauru – Bauru x EC Pinheiros
Domingo (17/1), 11 horas
Villaboim – EC Pinheiros x Rio Claro
Quinta-feira (21/1), 20 horas
Villaboim – EC Pinheiros x Brasília
Quartas de final da Copa Super 8
domingo (25/1), 11 horas
Villaboim – EC Pinheiros x CA Paulistano
