
A Comlurb inaugurou, nesta sexta-feira (9/1), mais dois ecopontos na comunidade da Rocinha: um na localidade Pastor Almir e outro na localidade Vila Verde. Com isso, a Companhia chega a três novos pontos de entrega voluntária de resíduos este ano – no dia 2 foi inaugurado o Ecoponto Chacrinha, na Praça Seca. Os ecopontos representam um avanço histórico na política ambiental do Rio e, graças a eles e à instalação de 15 mil contêineres de alta capacidade em toda a cidade, a Comlurb já contabiliza 28% a menos de lixo jogado nas ruas, o correspondente a cerca de 2.200 toneladas diárias de resíduos que agora têm o destino correto. No total, a cidade já conta com 103 pontos de entrega voluntária de resíduos.
Além de ajudar na ordenação dos resíduos, os ecopontos ainda evitam a infestação de doenças, levando mais qualidade de vida aos moradores e melhoria da saúde pública. Instalados principalmente em comunidades, os espaços contam com caixas compactadoras para receber lixo domiciliar e caixas multiuso para entulho e bens inservíveis como móveis, colchões e eletrodomésticos, além de galhos de árvores.
A inauguração dos ecopontos da Rocinha contou com a animação do grupo Chegando de Surpresa, composto de garis que usam música e dança em campanhas de conscientização.
Qualquer cidadão pode encontrar o ecoponto mais próximo da sua casa, em um sistema lançado pela Comlurb. A ferramenta, simples e digital, é uma parceria com o Instituto Pereira Passos (IPP) e está integrada ao Sistema de Informações Urbanas do Município do Rio de Janeiro (SIURB). No mapa interativo é possível traçar rotas para chegar em um dos ecopontos e fazer o descarte correto dos resíduos. O sistema é georreferenciado. Uma vez que o cidadão escolha o ecoponto, basta clicar em “como chegar” e será direcionado ao mapa, que vai traçar a rota a partir do local de origem até a unidade selecionada.
Categoria: