Governador participa da abertura da Vindima Goethe no Sul de Santa Catarina

Foto: Roberto Zacarias / SECOM

O governador Jorginho Mello participou, na tarde desta quinta-feira, 8, da abertura oficial da XVIII Vindima Goethe, em Urussanga, no Sul de Santa Catarina. O evento celebra a colheita simbólica da Uva Goethe, variedade que se tornou símbolo da região e da herança deixada pelos imigrantes italianos.

Realizada entre os dias 8 e 26 de janeiro, a Vindima Goethe reúne uma programação voltada à valorização da cultura, da tradição e da produção vitivinícola local. A edição de 2026 é histórica: marca a primeira safra de vinhos Goethe com a Denominação de Origem Vales da Uva Goethe, selo que atesta procedência, tipicidade e qualidade do produto catarinense.

“Somos um estado rico em diversidade cultural, das festas e das tradições em todas as regiões. Aqui no Sul a colheita da uva e a produção de vinhos de excelência chamam visitantes para conhecer e provar do nosso vinho. Hoje aqui na vindima a gente consegue ver o quanto é importante essa atividade para movimentar a economia das nossas cidades. Eu sou um apoiador desses produtores e por isso fiz questão de estar aqui”, disse o governador.

Foto: Roberto Zacarias / SECOM

Durante 19 dias, moradores e visitantes podem participar de atividades como pisa da uva, degustações, visitas às vinícolas, além de atrações culturais, religiosas e gastronômicas, fortalecendo o enoturismo e movimentando a economia do Sul do estado.

A cerimônia de abertura contou com apresentações culturais, homenagens e pronunciamentos de autoridades. O governador Jorginho Mello foi homenageado pela organização do evento. Na ocasião, o Governo do Estado anunciou o apoio à Associação dos Produtores da Uva e do Vinho Goethe, que completa 20 anos de atuação, com a destinação de R$ 50 mil, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur).

A Vindima Goethe é considerada um dos principais eventos do calendário turístico e cultural do Sul catarinense, reforçando a identidade regional e o potencial de Santa Catarina na produção de vinhos de qualidade.

Foto: Roberto Zacarias / SECOM