Motivado e reforçado, Pinheiros enfrenta o poderoso Franca pelo NBB

Azul e Preto defende a liderança e uma invencibilidade de 13 partidas

 

Depois de uma sequência histórica de 13 vitórias seguidas no turno, a jovem equipe de basquete do Esporte Clube Pinheiros inicia neste sábado (10), a partir das 17 horas, no ginásio Pedro Morilla Fuentes, o Pedrocão, em Franca, sua caminhada no returno da fase de classificação da Liga Nacional NBB Caixa 2025/26.

Vai enfrentar o atual campeão Sesi Franca, uma das equipes que conseguiu vencer o Azul e Preto até agora – a outra foi o Paulistano. A partida terá transmissão pela NSports, via YouTube.

Depois do jogo em Franca neste sábado, o Pinheiros viaja para Bauru, onde na segunda-feira (12) irá enfrentar o Bauru, em partida válida pela segunda rodada do returno da fase de classificação do NBB.

A novidade nesses dois jogos será o retorno do armador argentino Fran Farabello. Ele ficou um ano sem jogar após cirurgia no joelho direito. Há mais ou menos 30 dias foi liberado para treinamentos com bola e vai ficar à disposição do técnico Gustavinho De Conti. “Estou muito feliz em saber que estou voltando e viver novamente a vida de atleta”, disse Farabello.

A equipe do Pinheiros treinou na manhã desta sexta-feira (9) e logo após o almoço viajou de ônibus para Franca. A única atividade antes do jogo de sábado será um bate-bola no dia do jogo na parte da manhã no Pedrocão.

Gustavo De Conti sabe das dificuldades que é jogar em Franca, mas não perde o otimismo devido ao bom momento que vive o Pinheiros. Foto – Ricardo Bufolin/ECP

Sobre a partida deste sábado em Franca, o técnico Gustavinho De Conti tem ótimas perspectivas para enfrentar o favorito adversário. “Estamos em um bom momento, claro que mudou o ano, ficamos sem jogar, mas de um outro lado tivemos um bom tempo para treinar para melhorar algumas coisas que precisava. Essa é uma das viagens mais duras do NBB. São dois adversários fortes que jogam com muita intensidade, em duas quadras difíceis. Vamos precisar jogar muito para voltar com vitória nessa viagem.

Sobre o aproveitamento de Fran Farabello, o técnico pinheirense fica ainda mais animado. “Ele tem que retornar aos poucos, com limites de minutos, mas já é ótimo ele estar em condições de viajara, estar conosco nos dois jogos e eventualmente em alguns momentos se precisar ele pode entrar. Estou gostando bastante o que estou vendo nos treinos, mas também sabemos que ele ainda sente alguma dificuldade por causa do tempo parado, mas vai nós ajudar muito daqui pela frente”.

Com a volta de Farabello, apenas dois jogadores estão fora da equipe por lesões: o ala Jonas Buffat, que tem previsão de retorno no fim do mês, após cirurgia na planta do pé direito e o armador Lucca Boracina, com dores lombares.

Para começar a partida contra Franca neste sábado, o time base deverá ser David Sloan (1), Yan Djalo (2), Pedro Pastre (3), CJ Penha (4) e Agapy Santos (5).

No turno, no Villaboim, no segundo jogo da fase de classificação, o Azul e Preto foi superado, por 69 a 87.

O Pinheiros é o líder da fase de classificação. Tem 17 vitórias e apenas duas derrotas, com 89.5% de aproveitamento. Franca está em quarto lugar, com 17 vitórias e três derrotas (85.0%), empatado com Flamengo e Minas Tênis, todos com a mesma campanha.

O americano David Sloan, eleito um dos destaques do NBB no mês de dezembro, liderou o Pinheiros em uma campanha invicta de nove vitórias em nove jogos, além do técnico Gustavinho. Outro destaque no mês de dezembro foi o jovem armador Cauâ Pacheco, eleito o jogador da posição no quinteto CBC.

JOGOS DE JANEIRO – NBB

 

Sábado (10/1), 17 horas

Pedrocão, Franca – Sesi Franca x EC Pinheiros

 

Segunda-feira (12/1), 19h30

Panela de Pressão/Bauru  – Bauru x EC Pinheiros

 

Domingo (17/1), 11 horas

Villaboim – EC Pinheiros x Rio Claro

 

Quinta-feira (21/1), 20 horas

Villaboim – EC Pinheiros x Brasília

 

Quartas de final da Copa Super 8

domingo (25/1), 11 horas

Villaboim – EC Pinheiros x CA Paulistano

 

Resultados do NBB Caixa 2025/26

Primeiro turno

Em Rio Claro – Rio Claro 86×88 EC Pinheiros

No Villaboim – EC Pinheiros 69x87 Sesi/Franca

No Villaboim – EC Pinheiros 83x60 Bauru Basket

Nilson Nelson – Brasília 67x69 EC Pinheiros

No Villaboim – EC Pinheiros 90×75 Osasco Basket

Antônio Prado Jr – CA Paulistano 81×76 EC Pinheiros

Henrique Villaboim – EC Pinheiros 82×59 Caxias Basket-RS

Henrique Villboim – EC Pinheiros 102×84 União Corinthians-RS

Arena UniBH – Minas TC 77×81 EC Pinheiros

Dona Salomé – BH – Cruzeiro-MG 89×102 EC Pinheiros

Villaboim –  EC Pinheiros 83×67 Flamengo

Villaboim – EC Pinheiros 84x69 Mogi Basket

Villaboim  – EC Pinheiros 84×70 Vasco da Gama

Campina Grande – Unifacisa 79x89 EC Pinheiros

Fortaleza – Fortaleza 61×108 EC Pinheiros

Villaboim – EC Pinheiros 109×80 Corinthians Paulista

Villaboim – ECPinheiros 98×83 São José

Villaboim – ECPinheiros 77×64 Botafogo-RJ

Pato Basquete 67×94 ECPinheiros