Ícone do site OPINIÃO E NOTÍCIA

Agência Minas Gerais | Programa de pós-graduação da Unimontes recebe nota máxima da Capes

O programa de pós-graduação em Ciências da Saúde da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) recebeu nota máxima da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação.

A Capes é responsável pela aprovação, fiscalização e avaliação dos cursos de mestrado e doutorado. O programa da Unimontes obteve nota 7 na avaliação quadrienal 2021/2024, principal instrumento de acompanhamento e garantia da qualidade dos programas de pós-graduação stricto sensu no Brasil. O resultado foi divulgado nessa segunda-feira (12/1).

A avaliação analisa, de forma integrada, a proposta do programa, o corpo docente, com destaque para a produção intelectual, a formação de mestres e doutores, a inserção social e o grau de internacionalização.

“A conquista da nota máxima é fruto de um trabalho coletivo construído ao longo de duas décadas, marcado pelo fortalecimento contínuo da pesquisa, pela formação qualificada de mestres e doutores, pela produção científica de excelência, pela inserção social comprometida com as demandas do território e pela ampliação consistente das ações de internacionalização”, credita a coordenadora do programa, Cristina Sampaio.

“Esse reconhecimento sustenta o protagonismo do programa e da Unimontes no cenário nacional e internacional da ciência e da formação em saúde, consolidando uma trajetória pautada na excelência acadêmica e na responsabilidade social”, complementa Sampaio. 

Os resultados obtidos orientam o reconhecimento e a permanência dos cursos no Sistema Nacional de Pós-Graduação, além de subsidiar políticas de fomento, concessão de bolsas e planejamento institucional, contribuindo para o aprimoramento contínuo da pós-graduação brasileira.

O programa de pós-graduação em Ciências da Saúde já formou 231 mestres e 194 doutores, além de ter docentes orientando mais de uma centena de estudantes de iniciação científica e a realização de mais de 20 supervisões de pós-doutorado. 

Nestas duas décadas de funcionamento, professores do programa receberam diversas premiações e menções honrosas no país e no exterior, além de estabelecerem colaborações nacionais e internacionais, além da construção de Redes e Consórcios de Pesquisa em diferentes vertentes.

Sair da versão mobile