Ícone do site OPINIÃO E NOTÍCIA

Saae/Sorocaba realiza limpeza e manutenção preventiva de córrego no Jardim Itapemirim e Marli – Agência de Notícias



13 de janeiro de 2026

12:48

Por: Eduardo Santinon (esantinon@sorocaba.sp.gov.br)

Fotos: Saae/Sorocaba

 

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) executa a limpeza e manutenção preventiva do córrego que percorre os bairros Jardim Itapemirim e Marli, na Zona Norte da cidade, nas proximidades do trecho compreendido entre as ruas Protássio de Camargo Sampaio e Alpheu Castro Santos. Os trabalhos tiveram início no começo deste ano e têm previsão de conclusão ainda em janeiro.

A intervenção ocorre periodicamente, ao longo de aproximadamente 1.500 metros de extensão, com o objetivo de manter o córrego em condições de funcionamento e preparado para suportar os períodos de chuvas.

O serviço conta com a utilização de duas escavadeiras hidráulicas e consiste tanto na retirada dos sedimentos que ficam depositados em trechos no leito do córrego como na estabilização dos taludes, inclusive com emprego de grandes pedras. O material, contendo resíduos de todo tipo, é removido e transportado em caminhões para aterro apropriado. Também ocorre a remoção de mato e lixo que é carreado pela correnteza, em dias de chuva.

Os serviços no Jardim Itapemirim e Marli seguem programação pré-definida pelo Saae/Sorocaba, que engloba a manutenção preventiva de todos os córregos e Bacias de Contenção do município.

 

Mais ações

O Saae/Sorocaba também iniciou, na tarde de terça-feira (12), novos serviços de limpeza nas proximidades dos Reservatórios de Detenção de Cheias (RDCs) localizados no Parque Romeu Osório (Dom Quixote), na região do Jardim Paulistano. Eles incluem ações como limpeza de calhas e possível desobstrução de galerias.

Já nesta terça-feira, o Saae/Sorocaba ainda está com equipe de roçagem na Praça Alexandre Muniz (Parque dos Italianos), na Vila São João, para realizar serviços também junto ao córrego.

A autarquia já executou em 2025 manutenções preventivas desse tipo, em todos esses locais citados, além de córregos nos bairros Brigadeiro Tobias, Jardim Brasilândia, Jardim Leocádia, Jardim Piratininga, Jardim Prestes de Barros (Lavapés), Mineirão, Parque das Laranjeiras, Vila Barão, além das Bacias de Contenção do Abaeté, Campolim, Parque dos Italianos, Parque Kasato Maru, Norcross e Rua Panamá (Barcelona), bem como nos lagos no Jardim Santa Catarina e nos Parques João Pellegrini (Central Parque) e Vila Formosa. Elas ocorrem periodicamente junto aos mananciais, porém, devido ao período de chuvas e ao calor, o mato e o lodo proliferam de forma mais rápida.

 

Sair da versão mobile