Encontro também capacitou funcionários das IES para padronizar ações relacionadas às iniciativas para o primeiro semestre de 2026 – Foto: Marco Favero / Arquivo / SECOM
A Secretaria de Estado da Educação (SED) promoveu nesta quarta e quinta-feira, 14 e 15, um webinário para alinhar ações dos programas Universidade Gratuita e Fundo de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior Catarinense (Fumdesc) e capacitar os funcionários das Instituições de Ensino Superior (IES). No encontro online, as universidades puderam esclarecer eventuais dúvidas para dar início ao processo de inscrições que começa nesta sexta-feira, 16, com as ações padronizadas. O webinário foi gravado e ficará disponível posteriormente para acesso pelas equipes das IES.
“É importante estarmos bem alinhados com as Instituições de Ensino Superior para que o processo de inscrições seja feito com tranquilidade e de forma assertiva, tendo em vista as mudanças que realizamos nos programas, conforme determinação do nosso governador Jorginho Mello. São alterações que deixaram estas duas iniciativas tão transformadoras ainda melhores”, destaca a secretária de Estado da Educação, Luciane Bisognin Ceretta.
Atualmente, mais de 57 mil estudantes de instituições comunitárias e privadas catarinenses cursam a graduação com o apoio dos programas do Governo de Santa Catarina. Do total de contemplados, 82% são estudantes que realizaram o ensino médio em escolas públicas estaduais. Outro dado importante que evidencia a oportunidade criada pelos programas é o número de alunos que conciliam a formação com uma jornada de trabalho. Entre todos os contemplados, 85% faz esse esforço duplo de estudar e trabalhar para garantir um futuro melhor na carreira.
“O diálogo com as universidades é primordial para ajustarmos o que ainda era necessário para começar o semestre com o pé direito. Para fortalecer ainda mais essa relação e incentivar novas parcerias, estamos implementando a Diretoria de Ensino Superior na Secretaria de Estado da Educação”, ressalta a diretora de Ensino Superior, Indianara Reynaud.
Relembre as mudanças realizadas nos programas em 2025
Em outubro de 2025, o governador Jorginho Mello sancionou a lei que promove alterações para tornar os programas Universidade Gratuita e Fumdesc ainda mais transparentes e eficientes. Entre as mudanças, está a definição de critérios mais objetivos de seleção dos beneficiados, com teto estabelecido para os bens do grupo familiar e padronização da renda familiar per capita inferior a quatro salários mínimos para todos os cursos.

