Pinheiros reencontra o caminho da vitória no NBB 

Azul e Preto liderou o placar de ponta a ponta e não foi ameaçado pelo Rio Claro. Vitória por 93×65 (48×30)

Após dois jogos com resultados adversos, o Esporte Clube Pinheiros voltou a vencer no NBB Caixa 2025/26 na manhã deste sábado, dia 17 de janeiro, ao bater a equipe do Rio Claro por 93×65 (48×30), no ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim-SP.

O pivô Yan Djalo foi desfalque. O jogador realizará exames no joelho direito após ter sentido um incômodo na partida anterior contra o Bauru. Então, o técnico Gustavinho iniciou a partida com Gregate, Sloan, Penha Jr, Afonso e Pastre. O armador Fran Farabello também voltou a jogar e ganhou minutos em quadra já no primeiro período.

O armador Fran Farabello voltou a jogar. Foto: Ricardo Bufolin/Pinheiros

Dentro de quadra, o Pinheiros liderou o placar de ponta a ponta e não foi ameaçado pelo adversário. O jogo coletivo, liderado pelo armador David Sloan (17 pontos – cestinha – e sete assistências), fez com que o time construísse o placar sem grandes dificuldades. Além de Sloan, outro jogador que se destacou foi o pivô Afonso Pacheco, que marcou 11 pontos pontos e pegou oito rebotes.

O armador David Sloan foi um dos destaques do Pinheiros. Foto: Ricardo Bufolin/Pinheiros

Afonso destacou a importância da vitória, depois de um momento de oscilação na competição. “Foi importante essa vitória para retornarmos a confiança. Tivemos dois jogos complicados fora de casa e agora o próximo jogo sabemos que é muito difícil, contra uma equipe que está na parte de cima da tabela (Brasília) e vamos tentar essa vitória para poder seguir jogando bem”

O Pinheiros volta a jogar na próxima quarta-feira, às 20h, contra o Brasília. Depois, foca as atenções para a disputa da Copa Super 8, no clássico contra o Paulistano, no próximo sábado, dia  24, às 11h. 

 

O jogo 

1Q – No primeiro período o Pinheiros foi eficiente nos arremessos de dois pontos (88,9%) e conseguiu boa vantagem, abrindo 11 pontos de vantagem. O pivô Afonso foi o cestinha do time com seis pontos convertidos. 

2Q – No segundo período Sloan desequilibrou a favor do Pinheiros; Armando e arremessando muito bem, o americano contou com o entrosamento formado por Gregate e Afonso. Juntos, o trio comandou as ações e o Pinheiros ampliou a vantagem para 17 pontos. Resultado: Pinheiros 48×30. 

O ala Armador Felipe Gregate. Foto: Ricardo Bufolin/Pinheiros

3Q – Atrás do placar, o Rio Claro fez uma marcação alta para recuperar rápido a posse de bola, o que deu espaço para o Pinheiros nos rebotes defensivos. Com mais liberdade, o time arriscou os arremessos de três pontos: Betinho, Farabello e  Sloan fizeram as cestas e deram ao Pinheiros 75% de aproveitamento nas tentativas. Final de período: Pinheiros 75×43 Rio Claro. 

4Q – Com folga no placar, o técnico Gustavinho promoveu a entrada do ala/pivô Brayan Boff, do pivô Matheus Maciel e deu mais minutagem para o armador Fran Farabello. O Pinheiros manteve o controle da partida e venceu por 93×65

 

Resultados do returno


Sesi Franca 95×81 Pinheiros

Bauru 101×94 Pinheiros

Pinheiros x Rio Claro

 

Próximo jogo:

 

21/01 – Pinheiros x Brasília – 20h