Ícone do site OPINIÃO E NOTÍCIA

Acordo entre Parque Tecnológico de Sorocaba e CCBEU capacitará jovens em tecnologia e inovação – Agência de Notícias



19 de janeiro de 2026

15:11

Por: Secom

Fotos: Divulgação

Programa criado por meio dessa parceria oferecerá qualificação a estudantes da rede pública

Um acordo de cooperação firmado entre o Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS) e o Centro Cultural Brasil Estados Unidos (CCBEU), em dezembro de 2025, capacitará 30 jovens em tecnologia e inovação. A qualificação será oferecida por meio do programa AI & Innovation Lab – Tech Solutions for the Future – 2026 (Laboratório de Inovação – Soluções Tecnológicas para o Futuro, em tradução livre), criado a partir dessa parceria.

O acordo foi aprovado pelo Consulado Geral dos Estados Unidos em São Paulo, após visita oficial da equipe consular ao PTS, em maio do ano passado, com a presença do diplomata para Assuntos de Educação e Cultura, Rae Jean Stokes.

Voltada a estudantes de 14 a 18 anos do Ensino Médio da rede pública, a iniciativa visa ampliar o acesso de jovens a experiências práticas em tecnologia e inovação, fortalecendo o ecossistema local de educação e empreendedorismo nesse setor. Outro objetivo é estimular o uso aplicado da língua inglesa.

As atividades começam em fevereiro e terminam em setembro de 2026. Nesse período, os participantes terão 15 aulas no Parque Tecnológico de Sorocaba, com oficinas práticas, seminários e desafios colaborativos. Serão abordados conceitos fundamentais de ciência, inovação, inteligência artificial, programação, resolução de problemas e tecnologia.

Os encontros promoverão capacitação técnica, desenvolvimento de competências profissionais e estímulo a carreiras nas áreas estratégicas do programa. Em contato com ambientes de inovação, profissionais do setor e desafios reais do mercado, os alunos também desenvolverão protótipos funcionais ou soluções tecnológicas para demandas concretas, que serão apresentados ao final do projeto.

Segundo o presidente do Parque Tecnológico de Sorocaba, Nelson Cancellara, a parceria reforça o papel do PTS como um agente de transformação social, por meio da inovação. Para ele, mais do que a formação de talentos, o novo programa democratiza o acesso à inovação. “Estamos investindo na formação de uma nova geração que está sendo preparada para pensar em soluções, empreender e atuar em um mercado cada vez mais orientado pela tecnologia e pela inovação, contribuindo diretamente para o desenvolvimento da nossa cidade e da região.”



Sair da versão mobile