Foto: Acervo CASAN
A CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) está finalizando a reforma e a ampliação da Estação de Tratamento de Água (ETA) de Benedito Novo, município do Vale do Itajaí. O investimento é de quase R$ 900 mil.
Entre as melhorias está a ampliação da casa de operação, reforma das estruturas civis com pavimentação do acesso, adequações elétricas, impermeabilização do reservatório de concreto e implantação das bacias de contenção, que são estruturas de segurança usadas para prevenir vazamentos acidentais de produtos químicos ou efluentes, evitando a contaminação do solo e da água.
“A ETA de Benedito Novo tem aproximadamente 40 anos e necessitava dessa reforma, que vai trazer segurança operacional para os colaboradores e melhorias na qualidade da água para a população”, destaca a engenheira sanitarista, Heloisa Alves Pereira dos Santos.
Além disso, as melhorias contemplam adequações dentro de regras mais atuais de licenciamento ambiental, que exigem tratamento do lodo gerado no processo do tratamento da água. A conclusão da obra está prevista para o primeiro semestre deste ano.
Outro avanço é a automatização da ETA, que já está licitada e será implementada também este ano. “A tecnologia vai auxiliar na operação da estação, pois a agência é pequena e também responsável pelo Distrito Operacional de Doutor Pedrinho. Com a automatização, o acompanhamento será online, trazendo mais agilidade e segurança para a operação”, explica Heloisa.

