Agência Minas Gerais | Secretaria de Educação inicia formação presencial com diretores do Sul de Minas para planejamento do ano letivo de 2026

O Encontro com Diretores, promovido pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), deu início à formação com gestores do Sul de Minas, segundo grupo previsto no evento. O encontro faz parte da estratégia da pasta para o planejamento do ano letivo de 2026 e segue até terça-feira (27/1), com a participação de diretores de outras regiões, em Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Durante a formação com os diretores da região Sul, foram analisados os resultados educacionais obtidos em 2025, com destaque para avaliações como o Sistema Mineiro de Avaliação e Equidade da Educação Pública (Simave). A partir desse diagnóstico, os gestores identificaram avanços e desafios enfrentados pelas unidades escolares e discutiram ações estratégicas e diretrizes que irão compor o plano de ação para 2026.

Para o secretário de Estado de Educação de Minas Gerais, Rossieli Soares, o encontro é um momento estratégico de escuta e construção coletiva. “Esse é um encontro preparado para o início do ano letivo com toda a região aqui do Sul de Minas, Triângulo Mineiro também, e outras superintendências, para planejar especialmente a partir dos resultados que a gente precisa corrigir e avançar. É um momento em que os diretores trazem os problemas e conseguimos reposicionar algumas ações a partir dessa escuta, que é fundamental. Nossas aulas começam no dia 4 de fevereiro, e essa preparação é uma grande prioridade”, destaca.

Expectativa para o ano letivo

A formação também foi marcada pela expectativa positiva dos gestores escolares para o início do ano letivo. Para Camila Borges, diretora da Escola Estadual Eduardo Amaral, em Estiva, o encontro representa um momento importante de alinhamento. “Esse evento estava sendo muito esperado por todos nós diretores. Ficamos ansiosos para ouvir o secretário e as subsecretárias, conhecer as novidades para este ano e nos preparar para a volta às aulas. Estamos muito motivados e confiantes de que será um ano de sucesso”, afirma.

Já Taylor Andrade, diretor da Escola Estadual Presidente Bernardes, em Pouso Alegre, ressaltou a importância da formação pedagógica. “A formação pedagógica é o carro-chefe para que o trabalho funcione bem nas escolas. Nossa expectativa estava muito alta para discutir esses temas durante os encontros e fortalecer ainda mais o nosso trabalho”.

O evento

A formação com os diretores escolares está inserida em uma agenda de ações da SEE/MG voltadas ao fortalecimento da gestão educacional. Na segunda-feira (26/1), o evento receberá o último grupo previsto, da região Central de Minas, ampliando a escuta e o diálogo com diferentes realidades do estado e contribuindo para a consolidação do planejamento do ano letivo de 2026 na rede estadual.

O encontro ressalta o papel do planejamento prévio como instrumento fundamental para alinhar as diretrizes da SEE/MG às práticas das unidades escolares. O compartilhamento de vivências entre os diretores contribui para o desenvolvimento de estratégias para o ano letivo.