A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) deu início, na quarta-feira (21/1), a uma formação presencial com todos os diretores escolares da rede estadual de ensino. Setorizado por regiões do estado, a abertura do evento contou com gestores das unidades escolares da região Norte.
O encontro integra a estratégia da pasta para o planejamento do ano letivo de 2026 na Rede Estadual de Ensino e segue até terça-feira (27/1) com demais grupos reunidos em Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).
Durante a formação com o grupo da região Norte, foram analisados os resultados obtidos em 2025, com a identificação de avanços e desafios enfrentados pelas unidades escolares da região. A partir desse diagnóstico, os gestores discutiram ações estratégicas e diretrizes que irão compor o plano de ação para 2026, com foco na organização do trabalho pedagógico e na melhoria do desempenho da rede.
O secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares da Silva, destacou que o encontro faz parte da preparação para o início das aulas, previsto para 4/2, e reforçou a importância de considerar as especificidades de cada território. “É fundamental olhar as peculiaridades locais e alinhar o foco pedagógico da rede, sempre com atenção à aprendizagem dos estudantes”, pontuou.
O evento
A iniciativa fortalece a gestão escolar por meio do planejamento antecipado e do alinhamento entre as diretrizes da SEE/MG e a realidade das escolas. A troca de experiências entre os diretores também contribuiu para a construção de estratégias mais integradas e efetivas para o próximo ano letivo.
“Está é uma oportunidade única para conversarmos com outros colegas diretores e trocarmos conhecimento. Valorizo também a abertura que a SEE/MG realiza nessa troca com as escolas”, afirma a diretora da Escola Estadual de Pedro Versiani, da SRE de Teófilo Otoni, Mariza Souza.
A formação presencial com diretores faz parte de uma agenda mais ampla da SEE/MG. Em Ribeirão das Neves, foi realizado um encontro nesta quinta-feira (22/1), com representantes da região Sul. Está previsto ainda um novo encontro da região Central, na segunda-feira (26/1), ampliando o diálogo com gestores de diferentes territórios do estado.

