Carnaval 2026: Comlurb prepara operação especial de limpeza para 37 blocos e ensaios técnicos – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

A Companhia fará a limpeza hidráulica e aplicará essência de eucalipto em todos os pontos de concentração de foliões – Divulgação / Comlurb

A Comlurb segue presente em todos os pontos da folia carioca, neste fim de semana do pré-carnaval 2026, com o planejamento diferenciado de limpeza para os 37 blocos oficiais e os ensaios técnicos das escolas de samba do Grupo Especial. A operação especial prevê a atuação de garis em todos os pontos de concentração de foliões, antes, durante e após cada evento. No sábado (31/01), as principais atrações serão o megabloco Bloco da Gold Vem com o Gigante, com o cantor baiano Léo Santana, que sai no circuito Preta Gil, no Centro; a partir das 7h; o bloco Desliga da Justiça, que se concentra às 8h, na Praça Tiradentes; e o bloco Spanta Neném, que sai a partir das 10h na Avenida Epitácio Pessoa, na Lagoa.

Já no domingo (01/02), além do megabloco Será Q Abre, liderado pela cantora Ivete Sangalo, que sai no Circuito Preta Gil a partir das 7h, há outros destaques, como o bloco Maravilhosas, que se concentra a partir das 8h na Avenida Vieira Souto 594, em Ipanema; O bloco Vira-Lata, que sai a partir das 10h na Avenida Prefeito Mendes de Morais 808, em São Conrado; e o bloco Me Esquece, que se concentra a partir das 9h na Rua Pacheco Leão, 20, no Jardim Botânico. Nos dois dias, também haverá atenção especial para a limpeza na parte externa e acessos da Passarela do Samba, durante os ensaios técnicos das escolas de samba.

A operação de limpeza da Comlurb é realizada antes, durante e após a passagem de cada bloco e de cada evento de Carnaval. O trabalho é feito não só nas vias principais em que os blocos desfilam, mas em todo o entorno, incluindo as ruas de acesso e adjacentes, com os serviços de varrição mecanizada; lavagem com água de reuso, sabão e essência de eucalipto; esvaziamento de papeleiras e de contêineres; e coleta e remoção de resíduos.

O serviço de limpeza da Comlurb se estenderá até o último dia de folia, domingo, 22 de fevereiro, marcado pela passagem do Monobloco, no Circuito Preta Gil. O efetivo somará no total, durante todo o período, desde o Pré-Carnaval, 13.714 trabalhadores, sendo 9.736 garis.

A Comlurb vai disponibilizar o maior número de contêineres para atendimento de evento na cidade, com 13 mil equipamentos,  sendo 10 mil de 240 litros e 3 mil de alta capacidade, de 1.200 litros,  para que os foliões possam fazer o descarte correto de seus resíduos.

Durante o Carnaval 2026 a Comlurb realizará a maior operação de limpeza hidráulica e limpeza mecanizada da história da cidade. Em todo o Carnaval de rua a Companhia contará com 1.507 veículos, incluindo caminhões compactadores, caminhões satélites, caminhões basculantes, carrinhos elétricos, varredeiras de grande porte, mini varredeiras e tratores. Haverá ainda 180 sopradores. Todos os veículos e equipamentos vão trabalhar em três turnos.

Após a passagem dos blocos, as equipes da Comlurb farão a limpeza hidráulica com água de reuso e 40 mil litros de sabão. Serão 30 caminhões-pipa, 26 vans com implemento de limpeza hidráulica e 5 caminhões com implemento de limpeza hidráulica. Após a lavagem, será aplicada essência de eucalipto com 125 pulverizadores costais, inclusive mas áreas com banheiros químicos. Serão 5 mil litros de essência concentrada durante todo o período de Carnaval.

A Comlurb fará ainda a limpeza dos quatro postos médicos instalados na área de desfile dos blocos, sendo dois no Circuito Preta Gil, no Centro, um na Praça do Lido e um na Praça Nossa Senhora da Paz, em Ipanema.

Vale ressaltar que todos os serviços de rotina da Companhia serão mantidos normalmente na cidade durante todo o período de Pré-Carnaval e Carnaval.