Azul e Preto enfrenta o Minas neste sábado no Villaboim
O jovem time de basquete do Esporte Clube Pinheiros quer entrar para a história da Liga Nacional e da Copa Super 8, competição que reúne os oito primeiros colocados do primeiro turno do NBB Caixa 2025/26. Neste sábado (31), às 17 horas, no ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim, o Azul e Preto irá decidir o título contra o forte time do KTO Minas em partida única. O Sportv irá transmitir ao vivo, bem como pelo Youtube do NBB.
Além do título, o campeão ganha o direito de disputar a Liga das Américas de 2027, a chamada BCLA – Basketball Championships League America, a Copa Libertadores das Américas do Basquete.
Em fase iluminada e comandada pelo técnico Gustavo De Conti, tetracampeão do torneio quando dirigia o Flamengo, o Pinheiros se preparou com os mínimos detalhes para a decisão deste sábado. Jogar em casa, diante da torcida é um fator importante que o time todo espera aproveitar.
“Nossa equipe tem uma estrutura base e é uma equipe capaz de se adaptar a diversas situações táticas do jogo, assim como o Minas também é. Então espero um jogo muito equilibrado e disputado. O Minas, pelo investimento, é favorito, mas vamos fazer o possível para ganhar”, disse Gustavinho.
Depois de eliminar o Paulistano, em jogo dramático de duas prorrogações (114 a 108) e o tetracampeão do NBB Sesi Franca (82 a 79), com ambos jogos no Villaboim, os meninos de Gustavinho estão motivados para o confronto contra o MTC.
Felipe Gregate, um dos jovens titulares da equipe, está confiante na equipe. “Estamos concentrados para baixar a ansiedade e focados para a partida. Quero dar minha maior contribuição que for possível na defesa e esperar que nosso ataque flua normalmente com intensidade em todos os setores”, disse.
O pivô Afonso Pacheco, outro jovem titular de Gustavinho, simplificou o que será a partida deste sábado: “Sabemos da qualidade que o Minas tem no garrafão, mas a gente vem mostrando ao longo da temporada que temos capacidade de competir e nos impor contra qualquer adversário. Nossa equipe já tem como uma das principais características a briga pelos rebotes, mas em uma final tenho certeza que isso se intensifica, precisamos, mais do que nunca, seguir essa nossa identidade”, disse.
O experiente Betinho vem conseguindo se destacar em momentos importantes do jogo. E espera uma partida muito dura contra o Minas. “Nossa estratégica já foi montada, onde todo mundo sabe o que fazer na defesa e no ataque”.
Depois do treino da tarde desta sexta-feira (30), o técnico Gustavinho De Conti confirmou a manutenção do quinteto que foi titular nos últimos dois jogos: David Sloan, Felipe Gregate, Pedro Pastre, Yan Djalo e Afonso Pacheco, com Cauã Pacheco, Betinho Nardi e Agapy Santos sendo as primeiras opções de substituições, além de CJ Penha e Matheus Maciel.
DECISÃO DO SUPER 8
Sábado (31), 17 horas – Villaboim
EC Pinheiros x KTO Minas TC (Sportv ao vivo)
Semifinal da Copa Super 8
Villaboim – EC Pinheiros 82×79 Sesi Franca
quartas de final da Copa Super 8
Villaboim – EC Pinheiros 114×108 CA Paulistano

