
Na primeira semana de fevereiro, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) dá continuidade às ações de prevenção às arboviroses (dengue, zika e chikungunya). Ao todo, 23 bairros das zonas Norte, Sul, Sudoeste e Oeste serão contemplados. A estratégia SVS na Rua intensifica as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti no período de maior incidência das doenças causadas pelo vetor.
Nesta terça-feira (3), as atividades começam em Realengo. Na quarta-feira (4), a programação seguirá no Recreio dos Bandeirantes, Vargem Grande e Campo Grande. Na quinta-feira (5), será a vez dos bairros Santa Teresa, Ipanema, Praça da Bandeira, Penha, Lins de Vasconcelos, Pilares, Bento Ribeiro, Vila da Penha, Irajá, Anchieta, Ricardo de Albuquerque, Madureira, Pavuna, Acari, Padre Miguel, Jardim Sulacap, Guaratiba, Santa Cruz e novamente em Realengo e Campo Grande. Por fim, na sexta-feira (6), em Padre Miguel.
Até o dia 24 de janeiro de 2026, 631.436 imóveis já foram vistoriados para prevenção e controle do Aedes aegypti e 78.043 depósitos que poderiam servir de criadouros de mosquitos foram tratados ou eliminados. No total, em 2025, foram realizadas 12.297.072 visitas a imóveis e 1.684.674 recipientes foram tratados ou eliminados.
A SMS também realiza ações educativas e de mobilização social para orientar a população sobre as medidas para a prevenção de arboviroses urbanas, visando despertar a responsabilidade sanitária individual e coletiva. Quando necessário, a população pode fazer pedidos de vistoria ou denunciar possíveis focos do mosquito pela Central 1746.
Categoria: