O Parque Estadual do Itacolomi, um dos mais importantes patrimônios naturais e históricos de Minas Gerais, está reaberto ao público a partir desta quarta-feira (4/2). Localizado nos municípios de Ouro Preto e Mariana, a unidade de conservação inicia um novo ciclo de valorização com a retomada da visitação e a implantação gradual de melhorias previstas no contrato de concessão de serviços turísticos.
O modelo de concessão tem como objetivo ampliar a qualidade da experiência dos visitantes e promover o uso público sustentável, mantendo o parque como bem público, pertencente ao Estado de Minas Gerais, sob a gestão e fiscalização do Instituto Estadual de Florestas (IEF). A iniciativa integra o Programa de Concessão de Parques Estaduais.
A concessão transfere exclusivamente a operação de serviços de apoio à visitação, permanecendo sob responsabilidade do poder público todas as atribuições relacionadas à proteção da biodiversidade e do patrimônio natural e cultural, às pesquisas científicas, à educação ambiental, à prevenção e combate aos incêndios florestais e à fiscalização e monitoramento da unidade de conservação.
A concessão é temporária, com vigência até o ano de 2053.
Novidades na visitação
A concessionária será responsável por prestar melhores serviços turísticos, incluindo recepção e controle de acesso, manutenção de trilhas, estruturas e áreas de uso público, além da operação de serviços de estacionamento, alimentação e hospedagens aos visitantes, além da implementação de novos roteiros e equipamentos, tais como o Roteiro do Chá e o Bikepark, com trilha exclusiva para ciclistas.
Essas e outras intervenções previstas em contrato serão implementadas de forma gradual.

