Equipe de Triathlon do Pinheiros fortalece treinamentos de pré-temporada no Clube 

Foco é o início da disputa de vagas para os Jogos Olímpicos de Los Angeles em 2028; Objetivo é a conquista da medalha Olímpica

A equipe de triathlon do Esporte Clube Pinheiros está em preparação de pré-temporada nas dependências do Clube. Djenyfer Arnold, Antônio Bravo e Felipe Bianchi estão treinando forte, sob a supervisão do técnico Marcelo Ortiz. Apenas Miguel Hidalgo não está com a equipe. O atleta está fazendo sua preparação em Lanzarote, nas Ilhas Canárias, na Espanha. 

Nesta etapa, chamada de “base”, o trabalho realizado tem como foco os treinos mais longos, com estímulos. No final de fevereiro e começo de março iniciará os treinos específicos para a primeira etapa do circuito mundial, que será em Abu Dhabi nos dias 28 e 29 de março.

De abril a outubro a equipe irá para campings de treinamento, no vilarejo de Font-Romeu-Odeillo-Via, na França. “Esse é o melhor local do mundo para a preparação de triatletas: O Pinheiros, a Confederação Brasileira de Triathlon e o Comitê Olímpico têm criado condições para que possamos nos preparar neste local visando os Jogos Olímpicos de 2028 e a medalha olímpica”, reforçou o treinador da equipe Marcelo Ortiz. 

Treinador Marcelo Ortiz conversa com os atletas Djenyfer e Antonio durante treinamento. Foto: Renan Dantas/Pinheiros

Além de Abu Dhabi, o calendário do circuito mundial com participação dos atletas do Pinheiros ainda contempla as etapas do Uzbequistão (Samarqanda); Japão (Yokohama); Itália (Alghero); Alemanha (Hamburgo); França (Quiberon); República Tcheca (Karlovy Vary); Inglaterra (Londres); Espanha (Pontevedra). 

Técnico da equipe desde 2013, Marcelo Ortiz tem feito um trabalho sólido, levando os atletas do Clube para disputas de títulos mundiais. “O triathlon aqui no Clube foi criado em 2004 e a partir da minha chegada em 2013 montamos esse projeto focado em jogos Olímpicos e hoje somos vice-campeões mundiais. Se fizéssemos uma comparação, seríamos medalhistas de prata nos Jogos Olímpicos. Mas, nosso objetivo para Los Angeles 2028 é a conquista desse ouro”, projetou o técnico. 

O que projeta o técnico Marcelo Ortiz sobre a temporada 2026

Da esq. Para dir. Antônio Bravo, Djenyfer Arnold, Marcelo Ortiz e Felipe Bianchi. Foto: Renan Dantas/Pinheiros

Miguel Hidalgo – Atual vice-campeão mundial, Hidalgo estará focado na conquista da vaga olímpica. “Dia 18 de maio começa o ciclo olímpico e o Hidalgo estará dedicado a isso. Felizmente para a gente a vaga do Miguel é algo que sairá com certa facilidade. Todo o planejamento está na conquista da vaga olímpica e ele de fato é um atleta brilhante. Já é uma grande realidade”, detalhou Marcelo Ortiz.

Djenyfer Arnold – Assim como Miguel, o objetivo é a conquista da vaga olímpica. “A Djenyfer fará algumas provas também na distância de meio Ironman. Ainda há uma necessidade de melhora do ciclismo dela e esse tipo de prova um pouco mais longa ajuda na evolução do ciclismo e depois o foco é lutar para estar entre as 10 melhores do mundo”, explicou o técnico. 

Antonio Bravo – “O Antônio se junta a equipe a partir de abril, nos training camps em Font-Romeu-Odeillo-Via, na França, e vai permanecer até o final da temporada treinando com o Miguel e  a Djenyfer em busca da vaga Olímpica. Se conseguirmos colocar três dos quatro atletas do Clube nas Olimpíadas, é uma conquista brilhante”, destacou Ortiz.

Felipe Bianchi – Já Felipe Bianchi terá como foco o protagonismo no continente Americano.  “O foco é que ele tenha esse destaque em nível América, nas provas no Brasil e América do Sul. Hora combinando distâncias olímpicas, em busca de um título nacional e sul-americano, e hora em busca também de meio Ironman aqui no Brasil e evoluindo, também na América do Sul”, especificou. 

E os atletas 

“A temporada de 2026 já é diferente, tem esse ar olímpico. A nossa busca pela vaga começa em maio, então o foco do ano está nesse segundo semestre para começar a buscar os pontos olímpicos para 2028” – disse Djenyfer Arnold. 

“É uma grande oportunidade e também um sonho chegar com três atletas nas Olimpíadas e é totalmente possível. Comecei no triathlon de alto rendimento no Pinheiros há seis anos e agora em abril começamos os preparativos para chegar em Los Angeles em 2028” – projetou Antonio Bravo. 

“Nesse primeiro semestre do ano vou focar em distâncias olímpicas, ter como foco principal o campeonato brasileiro e subir no pódio e no segundo semestre focar no 70.3 (meio Ironman)” – destacou Felipe Bianchi.