BOLETIM – Reunião define início das capacitações do Sipia CT para conselheiros tutelares de SC
A Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família definiu nesta semana o início das capacitações de 2026 para conselheiros tutelares de Santa Catarina.
A decisão foi tomada em reunião com a coordenadora estadual do Sistema de Informação para a Infância e Adolescência – Conselho Tutelar, Joice Gomes.
O encontro definiu o cronograma e metodologia das formações para qualificar o uso do sistema.
O Sipia CT é fundamental para o registro, acompanhamento e análise de informações relacionadas às violações de direitos de crianças e adolescentes.
Participaram da reunião a secretária da SAS, Adeliana Dal Pont, a diretora de Direitos Humanos, Sabrina Mores e a gerente de Políticas para Crianças, Adolescentes e Jovens, Graziela Mariote.
Segundo a coordenadora estadual do Sipia CT, Joice Gomes, as capacitações vão começar no mês de março e o objetivo é que mais de 1.500 conselheiros recebam o treinamento.
SONORA
Além do Sipia CT, os conselheiros vão ser capacitados sobre o Programa de Proteção à Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte (PPCAAM).
Em 2025, quase mil conselheiros de todas as regiões foram capacitados. De acordo com Joice Gomes, em 2026 os conselheiros que não conseguiram participar vão ter prioridade no treinamento.
Repórter: Eduardo Melo
