BOLETIM – Santa Catarina inicia aplicação do anticorpo que previne a bronquiolite
A aplicação do anticorpo que previne contra a bronquiolite em bebês e crianças começou nesta segunda, 9, no Hospital Infantil Joana de Gusmão, em Florianópolis.
O pequeno Anthoni Machado Rohden, de 2 meses de idade, recebeu a dose que previne contra formas graves de infecção pelo Vírus Sincicial Respiratório (VSR), principal causa de bronquiolite e pneumonias em bebês.
Para a mãe, Adriana Machado, moradora de Braço do Norte, o sentimento após a aplicação do anticorpo é de esperança:
SONORA
O anticorpo é indicado principalmente para bebês prematuros e crianças com condições que aumentam o risco de complicações respiratórias.
O objetivo é proteger crianças com maior vulnerabilidade clínica antes do período de maior circulação do vírus, como ressalta o superintendente de Vigilância em Saúde da SES, Fábio Gaudenzi:
SONORA
O secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi, fala sobre a importância da proteção conferida pelo anticorpo:
SONORA
As doses começaram a ser distribuídas na semana passada e já foram entregues para as regionais de Saúde de Mafra, Jaraguá do Sul, Lages e Rio do Sul, São Miguel do Oeste, Chapecó, Concórdia, Xanxerê, Araranguá, Tubarão, Criciúma, Itajaí e Blumenau.
Nesta terça-feira, 10, as regionais de Joaçaba, Videira, Florianópolis e Joinville também vão receber o Nirsevimabe.
As famílias devem procurar a unidade de referência do município para obter informações sobre a indicação e o agendamento.
Repórter: Marcos Lampert
