O armador argentino vai reforçar a armação do Azul e Preto
Na volta do armador argentino Fran Farabello, o líder isolado do returno da fase de classificação da Liga Nacional de Basquete, o Esporte Clube Pinheiros defende sua posição em importante jogo nesta quarta-feira (11), às 19 horas, no ginásio do Sesi, em Caxias do Sul. O Azul e Preto enfrenta o Caxias, em jogo válido pela 17ª rodada. O jogo terá transmissão pela XSports (YouTube).
O Pinheiros assumiu a liderança na rodada da semana passada, após vitória sobre o Osasco (95 a 73) e a derrota do Flamengo para o Pato (84 a 53). Com 20 vitórias e apenas quatro derrotas, o Azul e Preto pega um adversário ainda lutando pela classificação aos playoffs, com uma irregular campanha de 10 vitórias e 14 derrotas, com 34 pontos ganhos.
A novidade na equipe será a presença do armador Fran Farabello. Ele ficou um ano se recuperando de uma cirurgia do joelho. Voltou em janeiro contra o Rio Claro, mas acabou sentindo um desconforto muscular no adutor, ficando fora dos jogos contra Brasília, os três jogos do Super 8 e contra Osasco. Agora chegou a vez de retornar em definitivo, aumentando poderio na armação, ao lado de Sloan e Pacheco.
“O Fran foi liberado para treinamento e para jogo e viaja com a equipe para Caxias e fica à disposição para jogar”, disse Gustavinho.
Sobre as duas partidas no Sul, sendo nesta quarta-feira (11) em Caxias e na sexta-feira (13), em Santa Cruz do Sul contra o União Corinthians, Gustavinho vem apostando em confrontos equilibrados. “Estamos indo para uma das viagens mais difíceis do NBB, junto com Franca e Bauru. Em termos de quadra é muito difícil. Caxias eles vendem muito caro a derrota e o União Corinthians também. É só ver o retrospecto, onde ganharam de vários times grandes. São duas equipes muito bem organizadas e bem treinadas. Estamos se preparando da melhor maneira possível. Tivemos um bom tempo para treinar. Minha esperança é que consigamos jogar bem melhor que foi contra Osasco”.
O lateral Pedro Pastre, a mais nova revelação pinheirense, está otimista para os jogos no Sul. “Serão dois jogos muito difíceis. No União Corinthians é muito difícil. É um ginásio que faz muito barulho e crescem muito lá. Em Caxias precisamos entrar bem focados em tudo que foi passado nos treinos pela CT e acredito que possa dar tudo certo”.
Sem problema físico com o elenco que vem utilizando na Liga, Gustavo De Conti deverá manter o mesmo quinto titular dos últimos jogos, formados por David Sloan (1), Felipe Gregate (2), Pedro Pastre (3), Yan Djalo (4) e Afonso Pacheco (5).
A delegação pinheirense saiu na manhã desta terça-feira (10) para Caxias, via Viracopos, com possibilidade de um treino rápido na quadra do Sesi no final da tarde.
O Pinheiros vem de três vitórias seguidas (Rio Claro, Brasília e Osasco). No turno, quando foi campeão, ficou 13 jogos sem perder.
JOGOS DO RETURNO EM FEVEREIRO
Dia 11/2, 19 horas – ginásio do Sesi – Caxias
17ª rodada – Caxias do Sul x EC Pinheiros
Dia 13/2, 19h30 – Poli Arnão – Santa Cruz do Sul
18ª rodada – União Corinthians x EC Pinheiros
Dia 19/2, 20 horas – Poliesportivo Villaboim
19ª rodada – EC Pinheiros x CA Paulistano
Resultados do NBB Caixa 2025/26
Returno
Pedrocão – Sesi Franca 95×81 EC Pinheiros
Bauru – Bauru 101×94 EC Pinheiros
Villaboim – EC Pinheiros 93×65 Rio Claro
Villaboim – EC Pinheiros 70×64 Brasília
Geodésico, Osasco – Osaso 73×95 EC Pinheiros

