CASAN inicia visitas para orientações sobre rede de esgoto em Barra Velha

A CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) iniciou em Barra Velha um programa socioambiental voltado à orientação dos moradores que serão atendidos pelo novo Sistema de Esgotamento Sanitário (SES). Como parte da ação, a assistente social Karla Ferreira está fazendo visitas domiciliares nas ruas onde as obras já acontecem e também naquelas que serão contempladas nas próximas etapas. O objetivo é esclarecer dúvidas, orientar sobre ligações corretas à rede e reforçar a importância do sistema para a saúde pública e o meio ambiente.

Devidamente uniformizada e identificada, a assistente social conversa diretamente com os moradores, explicando o motivo das obras, o funcionamento do sistema, os impactos temporários e, sobretudo, os benefícios permanentes que a implantação do esgotamento sanitário trará para o município. Durante as visitas, ela também reforça a importância de que os consumidores aguardem a autorização oficial para fazerem a ligação à rede, evitando problemas futuros.

“A implantação da rede de esgoto pode causar transtornos momentâneos, como escavações e movimentação de máquinas, mas é uma obra que vem para melhorar a vida das pessoas. Estamos falando de mais saúde, proteção ao meio ambiente, praias limpas, valorização dos imóveis e mais qualidade de vida para toda a população”, reforça a assistente social.

A CASAN destaca que nenhum colaborador está autorizado a entrar nas residências. A abordagem ocorre no portão e consiste em visita informativa, preventiva e educativa, sempre com respeito às condições de cada morador.

A obra

Com investimento de R$ 98,8 milhões, o projeto prevê a implantação de 52 quilômetros de rede coletora, aproximadamente 3.700 ligações domiciliares, além de estações elevatórias e uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE).

As obras do Sistema de Esgotamento Sanitário de Barra Velha, iniciadas em 26 de janeiro, estão sendo executadas pelo Consórcio SES Barra Velha, formado pelas empresas Maper, Rotária do Brasil e CTL Engenharia, contratado pela CASAN.

A rua Pedro Wersdoerfer, no bairro Itajuba, onde os trabalhos começaram, deve ter a etapa atual concluída nesta sexta-feira (13). Também seguem em andamento as intervenções na rua Eli Antônio Xavier, e, nos próximos dias, as equipes avançam para a rua Nilton João Batista.