Ícone do site OPINIÃO E NOTÍCIA

LUTO NO ESPORTE – Esporte Clube Pinheiros

Na última quinta-feira (dia 12 de fevereiro), o Esporte Clube Pinheiros sediou uma importante reunião do movimento #LUTONOESPORTE. O encontro reuniu representantes do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), da Confederação Nacional de Clubes (FENACLUBES), dirigentes e lideranças esportivas de vários clubes em mobilização contra a nova tributação aplicada às organizações esportivas sem fins lucrativos.

A iniciativa ocorre em razão dos impactos provocados pela Lei Complementar nº 214/2025, que regulamenta dispositivos da Reforma Tributária e altera o regime de tributação das entidades sem fins lucrativos, atingindo diretamente clubes sociais e esportivos responsáveis por programas de iniciação, formação, alto rendimento, inclusão social e promoção da saúde.

As mudanças tributárias, já em vigor, impõem uma carga incompatível com a realidade de clubes e organizações esportivas que não distribuem lucros e reinvestem integralmente seus recursos em atletas, infraestrutura e projetos sociais e culturais.

Para o presidente do Esporte Clube Pinheiros, André Fiore, a mobilização conjunta é essencial para a defesa do setor. “Foi uma grande honra receber os presidentes e lideranças envolvidos nesse trabalho em defesa dos clubes. Estamos unidos por interesses comuns, especialmente pela manutenção das isenções fiscais, que são fundamentais para o fortalecimento do esporte e para o relevante trabalho social que os clubes desenvolvem. Valorizar esse papel esportivo e social é fundamental para a sociedade”, destacou.

O Esporte Clube Pinheiros reafirma, assim, seu compromisso com o esporte como ferramenta de desenvolvimento humano, cidadania e bem-estar, alertando para os riscos que a nova legislação representa à sustentabilidade financeira de instituições que historicamente desempenham papel fundamental na formação de atletas e cidadãos.

Por isso, o Clube conclama toda a comunidade esportiva, famílias e torcedores a se unirem a este movimento no dia 24 de fevereiro de 2026, às 11h, na Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados – CESPO (Anexo II, Ala C, Sala 2), para defender, de forma pacífica e firme, a sobrevivência do esporte nacional.

Sair da versão mobile