BOLETIM – Professores da rede estadual de ensino receberão formação em educação ambiental nas escolas

Pela primeira vez na história da rede estadual de ensino de Santa Catarina, a Secretaria do Meio Ambiente e da Economia Verde (SEMAE) vai integrar o ciclo de formação de professores.

A iniciativa deve impactar mais de 500 mil alunos da rede estadual e começa a ser implementada já no ano letivo de 2026.

A proposta prevê uma abordagem estruturada, participativa e de acordo com a realidade de cada escola.

O secretário de Estado do Meio Ambiente e da Economia Verde, Cleiton Fossá, fala sobre a importância da educação ambiental na formação das novas gerações:

SONORA

Neste primeiro semestre, a política começa a ser concretizada a partir da Formação Continuada para professores da rede estadual, oportunidade em que os docentes receberão uma proposta-base, para iniciar as atividades de educação ambiental.

Também será encaminhado às unidades escolares um formulário para identificar as principais questões ambientais de cada escola para gerar um diagnóstico preciso dos problemas de cada comunidade.

O material produzido conduzirá a segunda fase do projeto, com a definição mais precisa dos conteúdos de educação ambiental a serem ofertados no segundo semestre.

Repórter: Marcos Lampert