Maioria da bancada paraibana silencia diante das taxas absurdas impostas por Trump

A maior parte da bancada federal da Paraíba no Congresso Nacional está em silêncio diante do ‘tarifaço’ anunciado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Dos 15 integrantes, apenas 5 externaram suas posições nas redes sociais até agora.

O senador Veneziano Vital (MDB) e os deputados Luiz Couto (PT) e Gervásio Maia (PSB) criticaram o presidente americano. Já Hugo Motta (Republicanos), que preside a Câmara Federal, divulgou uma nota tímida juntamente com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (UB).

Já o Cabo Gilberto (PL) culpou o Governo brasileiro pelas tarifas, embora Trump venha adotando essa prática há meses contra vários países.

A ofensiva do presidente americano foi duramente criticada pelo presidente do TCU, o paraibano Vital Filho e pelo ex-ministro e economista renomado Mailson da Nóbrega.

A medida pode afetar diretamente a indústria e o agronegócio brasileiro.

Na Paraíba somente este ano quase US$ 10 milhões foram exportados para os EUA, um mercado que deverá sofrer com as taxas extras de 50% anunciadas pelo americano.

O silêncio de parte da classe política com relação ao tema é vergonhoso. Demonstra que, a depender das conveniências, muitos esquecem as bandeiras que defendem em seus discursos para não desagradar aliados – ou fatias específicas do eleitorado.

Nesse momento tem faltado coerência para muitos e sobra omissão para defender a indústria, o agronegócio e os empregos brasileiros.