João Pessoa e Santa Rita lideram números de assassinatos no primeiro semestre de 2025, na Paraíba

João Pessoa e Santa Rita lideram números de assassinatos no primeiro semestre de 2025, na Paraíba. Foto: Arquivo

As cidades de João Pessoa e Santa Rita foram as mais violentas no primeiro semestre de 2025, quando o assunto é Crime Violento Letal Intencional (CVLI). De acordo com dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública, a capital registrou 119 assassinatos e Santa Rita, 52 mortes violentas. Logo depois aparece Campina Grande com 21 assassinatos, Cabedelo com 20 e Pedras de Fogo, com 19.

No total, a Paraíba registrou, no primeiro semestre de 2025, três vítimas por dia de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI). Os dados indicam que, de janeiro a junho, 497 pessoas foram assassinadas.

Os Crimes Violentos Letais Intencionais Os Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) incluem uma categoria de delitos definidos pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), abrangendo homicídios dolosos, feminicídios, lesões corporais seguidas de morte e latrocínios. Esses crimes têm em comum o resultado fatal causado de forma intencional pelo autor do crime.

O mês mais violento foi o de janeiro, com 97 vítimas. Em janeiro, o número caiu para 83, em março, 81, subindo para 85 em abril. Os números seguem, a partir daí, uma tendência de queda: 79 assassinatos em maio e 72 em junho.

Do total de crime, a Paraíba registrou 19 feminicídios, 470 homicídios dolosos e 8 latrocínios. Não houve registro de lesão corporal seguida de morte.

Apesar dos números ainda altos, houve uma redução de 6,40% no número de mortes violentas no primeiro semestre de 2025 em comparação com o mesmo período de 2024.