Casan apresenta projeto de nova ETE em Passo de Torres
Fotos: Prefeitura de Passo de Torres
A Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) apresentou em evento na última semana em Passo de Torres o projeto da nova Estação de Tratamento de Esgoto da cidade. O evento ocorreu no Centro de Eventos da cidade e contou com a presença do prefeito Valmir Rodrigues, do diretor de Operação e Expansão, Pedro Joel Horstmann, do gerente Operacional Sul, Matheus Ibagy Pacheco, da gerente de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Andreia Senna Soares Trennepohl, do engenheiro Sanitarista responsável pelo projeto, Gilberto Benedet, da gerente da Divisão de Projetos de Água e Esgoto, Monique Freitas, do chefe de Agência, Wellington Araújo, e do chefe Operacional, Maicon Dione Clarinda.
Durante o encontro, a equipe da Casan conversou com o público e tirou dúvidas sobre o projeto. Entre os principais assuntos discutidos, estiveram as medidas para reduzir o impacto do odor da atividade de tratamento, com o uso dos biofiltros, o fechamento do esgoto preliminar e o uso de cortina vegetal. “Falamos ao público sobre a importância dessa obra para o município, um dos principais balneários turísticos do Extremo Sul e que merece um investimento deste porte para garantir o desenvolvimento da cidade nas próximas décadas”, colocou o diretor, Pedro Joel Horstmann.
Já o prefeito Valmir Rodrigues reforçou a importância da participação popular no processo. “Queremos que a comunidade acompanhe cada etapa e compreenda os benefícios que esse projeto trará para todos”, afirmou Valmir.
Com investimento de R$ 40 milhões, a Estação de Tratamento de Esgoto de Passo de Torres será instalada na região rural de Curralinhos e terá capacidade para tratar cerca de 28 litros por segundo. Nessa primeira etapa de instalação, a ETE vai beneficiar até 7.233 habitantes, entre população fixa e flutuante. O esgoto será coletado em 18,7 km de rede de esgoto da região central da cidade e encaminhado à Estação para tratamento.