Agência Minas Gerais | Estudantes mineiros conquistam segundo lugar mundial em torneio de robótica na Coreia do Sul
Seis estudantes da rede estadual de Minas Gerais conquistaram o segundo lugar mundial na categoria “Missão Impossível U14”, voltada a competidores de 9 a 14 anos, na competição da Federação da Associação Internacional de Esportes Robóticos (Fira), o Fira RoboWorld Cup 2025, realizada em Daegu, na Coreia do Sul.
A competição, que começou na segunda-feira (11/8) e segue até esta sexta-feira (15/8), reúne equipes de diversos países. Os mineiros representam quatro escolas da Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Nova Era da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG).
A equipe “Na Mochila” é formada pelos estudantes Keuller Teixeira dos Santos e Lucas Miguel Souza de Moura, de 14 anos, da Escola Estadual Padre Vidigal, em Nova Era, mesma cidade da Escola Estadual Nossa Senhora de Fátima, onde estuda Douglas Pietro Alvarenga, de 16 anos, além Maria Fernanda Silva Dias, de 15 anos, e Maria Vitória Eduarda Silva, de 16 anos, que são da Escola Estadual Alberto Pereira Lima, em João Monlevade, e Jhonathan Guilherme Madeira Carlos, de 16 anos, da Escola Estadual Doutor Geraldo Parreiras, também em João Monlevade.
Os estudantes foram acompanhados pelas professoras Karina de Cássia Caetano, de filosofia, e Francisca Daniella Andreu Simões Moraes, de matemática. “Representar o estado e o Brasil, viver uma nova cultura, praticar outra língua, trocar experiências e trabalhar em equipe está sendo uma oportunidade única para nossos alunos”, comenta Karina, que leciona na Alberto Pereira Lima.
Para viabilizar a participação, o Governo de Minas destinou R$ 240 mil em passagens e hospedagem, como parte do investimento total de R$ 2 milhões para custear integralmente as despesas de delegações mineiras em olimpíadas internacionais de matemática e robótica realizadas entre julho e agosto.
“É motivo de muito orgulho. É fruto da dedicação dos professores, do empenho dos estudantes e do incentivo que damos para que temas como tecnologia e inovação estejam cada vez mais presentes na nossa rede”, destaca a subsecretária de Estado de Desenvolvimento da Educação Básica da SEE/MG, Kellen Senra.
Sobre o torneio
Criada em 1996 pelo professor Jong-Hwan Kim, a Fira organiza a competição de futebol de robôs mais antiga do mundo. O evento propõe desafios de referência em robótica e promove a aprendizagem em Steam (sigla em inglês para Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática).
Outros resultados internacionais
Os resultados na Coreia do Sul se somam a conquistas recentes de estudantes da rede estadual em olimpíadas do conhecimento. Marcos Paulo de Souza, da Escola Estadual Doutor José Marques de Oliveira, em Pouso Alegre, conquistou medalha de ouro na Copernicus Olympiad – Global Round 2025, realizada de 26 a 31/7, em Nova Iorque (EUA). Já Nicoly Gabrielle Pego e Nathan Miguel dos Santos, da Escola Estadual Presidente Bernardes, em Pouso Alegre, trouxeram medalha de bronze na Asia International Mathematical Olympiad (Aimo 2025), disputada de 2 a 6/8, em Tóquio (Japão).
No total, entre julho e agosto, 43 estudantes e 16 servidores de 11 escolas estaduais foram selecionados para representar Minas Gerais e o Brasil em competições no Japão, Coreia do Sul, Singapura e Estados Unidos, com todas as despesas custeadas pelo Governo de Minas. A iniciativa integra o maior conjunto de ações de valorização do protagonismo estudantil já promovido pela rede pública estadual, ampliando oportunidades de desenvolvimento acadêmico, cultural e pessoal, reconhecendo talentos e incentivando o intercâmbio de experiências.