Quase 80% dos domicílios da Paraíba têm coleta direta de lixo, aponta IBGE
Cerca de 79,7% dos domicílios paraibanos têm coleta direta de lixo, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O levantamento indica também que em 15,5% dos lares paraibanos o lixo era queimado na propriedade, proporção maior do que as médias nacional (6,1%) e regional (13,1%). Além disso, em 3,7% dos domicílios a coleta dos resíduos ocorria em uma caçamba, percentual igual à média do país 6,2% e menor do que a nordestina (7,2%).
De acordo com a pesquisa, o serviço de coleta direta de lixo na Paraíba que corresponde em 79,7% dos domicílios está abaixo da média brasileira, de 86,9%. O percentual foi superior ao observado para o Nordeste, de 78,4%.
Acesso à rede de esgoto na Paraíba
Cerca de 44,5% dos domicílios no estado da Paraíba não têm ligação com rede de esgoto, também segundo a Pnad.
O recorte feito pelo instituto é referente ao ano de 2024. Dentro desse perfil, os domicílios são divididos entre duas categorias que não têm acesso ao esgoto, conforme descritos abaixo.
Conforme o levantamento, 23,4% contavam com fossa séptica não ligada à rede, ou seja quando o esgoto do banheiro é direcionado a um ou mais tanques de material impermeável, sendo a parte líquida absorvida pelo próprio terreno ou lançada no terreno para ser absorvida por plantas.
Além disso, nos outros 21,1% dos domicílios paraibanos que não têm acesso ao esgoto, o escoamento acontece por outros tipos de escoadouro, como fossa rudimentar, vala, rio, lago ou mar.
O percentual observado na Paraíba está abaixo do registrado no Nordeste, de 48,9%. Mas acima do verificado pelo levantamento na média do Brasil, que é de 29,6%.