Natureza preservada: Parque Estadual Acaraí celebra 20 anos de história
Foto: Adrio Centeno/ IMA
O Parque Estadual Acaraí, localizado em São Francisco do Sul, completa nesta terça-feira, 23, duas décadas de criação. A celebração vem acompanhada de um grande marco: já são mais de 25 milhões de metros quadrados de área regularizada sob domínio do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA). Uma conquista que reforça que, quando o Governo do Estado investe na preservação ambiental, toda a sociedade é beneficiada com mais qualidade de vida, proteção da biodiversidade e valorização do patrimônio natural catarinense.
Ao longo desses 20 anos, o Parque consolidou-se como uma importante conquista para os catarinenses, sendo palco de ações contínuas de conservação, recuperação e restauração da biodiversidade na região Norte do estado.
Com cerca de 6.667 hectares no total, a área do parque abrange a planície litorânea da Ilha de São Francisco e o arquipélago Tamboretes, formando um mosaico de paisagens de grande valor cênico e ecológico. Além disso, o Acaraí protege o maior remanescente contínuo de ecossistemas costeiros de Santa Catarina, representado pela restinga da Praia Grande.
O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) administra Unidades de Conservação (UCs) da categoria Parque que permitem a visitação pública e da categoria Reserva Biológica, onde o manejo ambiental é restrito e o acesso só é permitido a pesquisadores. O agendamento de visitas aos parques pode ser realizado de forma on-line neste link.
:: Saiba mais sobre o Parque no site do IMA
Para mais informações o contato com a equipe do Parque poder ser feito pelo e-mail: [email protected]