Em noite de Iasi e Lucca, Pinheiros é bicampeão do CBI Sub-19 de Basquete
Azul e Preto derrota o São Paulo na final e levanta a taça no ginásio da Gávea, no Rio
A equipe do Esporte Clube Pinheiros conquistou neste domingo (28), no ginásio do Flamengo, no Rio, o segundo título do Campeonato Brasileiro Interclubes Sub-19 de Basquete (CBI). Na final, a equipe comandada pelo técnico Vinicius Ribeiro derrotou o São Paulo, por 81 a 63 (41 a 32), em jornada feliz da dupla Pedro Iasi e Lucca Boracina. O Azul e Preto havia sido campeão no ano passado em final no ginásio do Tijuca, também no Rio.
O Pinheiros usou os meninos do Sub-19 para jogar várias competições, inclusive a Liga Ouro, Campeonato Paulista e LDB. E o resultado veio em dose dupla, por enquanto: campeão da LDB e do CBI Sub-19 e pode ainda colocar a equipe adulta na final do Campeonato Paulista.
No jogo deste domingo, apesar que o São Paulo começou melhor, foram se encontrando na partida. Perderam o primeiro período por 15 a 19, mas fizeram um segundo período espetacular de 26 a 13 e fechar a primeira etapa do jogo em 41 a 32.
No terceiro período o adversário chegou a fazer uma parcial de 15 a 6 e empatar a partida em 47 a 47. Foi aí que novamente a dupla Pedro Iasi e Lucca Boracina – eleito MVP da final – resolveram. Já no início do quarto período, ao abrir 14 pontos (67 a 53), em pouco mais de dois minutos, a equipe teve tranquilidade para fazer 20 a 10 no período e chegara vitória.
Iasi foi o cestinha da equipe, com 22 pontos, 4 rebotes, 3 assistências e 3 bolas recuperadas, seguido por Lucca Boracina, com 20 pontos, além de 6 assistências e 3 rebotes. Também contribuíram para o Azul e Preto: Vitor Meili (7 pontos, 4 rebotes e 3 assistências), Pedro Pastre (11 pontos, 7 rebotes, 3 assistências e 3 bolas recuperadas), Anthony Gabriel (3 rebotes e 1 bola recuperada), Matheus Nascimento (1 rebote e 1 recuperada), Arthur Bueris (8 pontos, 4 rebotes, 1 assistência e 1 recuperada), Danilo Araújo (7 pontos, 3 rebotes, 2 recuperadas e 1 assistência), João Marcelo (6 pontos e 4 rebotes), Lucas Thor, Josué Alves e Alberto Dabus. Técnico – Vinicius Ribeiro.
No total, o Pinheiros também dominou os rebotes. Pegou 38 contra 35 do São Paulo, que teve no pivô Isaque Duarte, com 25 pontos, o cestinha da partida, além de 13 rebotes.
“Primeiro que foi muito difícil. Os meninos vêm de uma sequência de muitos jogos no adulto, finais da LDB, Paulista subs 16 e 18. Não tivemos tempo para treinar junto tivemos que ir nos ajustando nos jogos arrumando os detalhes dentro do jogo e fomos crescendo na competição os meninos entenderam que para ganhar tínhamos que jogar juntos em grupo isso foram grandes”, analisou o técnico Vinicius Ribeiro, eleito melhor técnico do CBI Sub-19.
Depois falou da final e o grande jogo que o Pinheiros fez. “A final foi jogo acirrado no começo conseguimos controlar o melhor ataque da competição, alternando as defesas isso acredito que confundimos eles no terceiro período e no quarto eles fizeram uma corrida de 10 pontos, mas conseguimos entrar no jogo e igualamos o placar e depois controlamos tanto no ataque como na defesa”, concluiu o treinador pinheirense.
Pedro Iasi era só alegria após o jogo e não media as palavras de tanta felicidade. “Jogamos muito. Esse time só me dá alegria. Fizemos LDB, Paulista e também a Liga Ouro. Apanhamos muito para chegar aqui e ganhar também”, disse.
Lucca Boracina, que antes de receber o MVP – Mais Valioso Jogador da final – falou da alegria de ser campão, ele que ainda tem mais um CBI Sub-19. “Jogamos como uma família os seis jogos e isso que faz o Pinheiros ser diferente, trabalhamos muito pra esse momento e isso é tudo fruto do nosso trabalho. Da minha parte, consegui começar bem o jogo e isso deu confiança para resto da partida”.
JOGO FINAL
Primeiro período – 15 a 19
Segundo período – 26-13
Primeiro tempo – 41 a 32
Terceiro período – 20 a 21
Quarto período – 20 a 10
Placar final – 81 a 63
Campanha no CBI Sub-19
Primeira fase – Grupo A
Ginásio do Tijuca Tênis Clube
EC Pinheiros 79×51 CC Rio Claro
Tijuca TC 47×75 EC Pinheiros
EC Pinheiros 82×71 Corinthians Paulista
Quartas de final – sexta-feira (26)
Pinheiros 80×70 Corinthians
Semifinal
EC Pinheiros 86 x 74 CA Paulistano
Final
EC Pinheiros 81×63 São Paulo FC
Campeão – Esporte Clube Pinheiros
Vice-campeão – São Paulo Futebol Clube
Terceiro lugar – Minas Tênis Clube
Quarto lugar – CA Paulistano
Fotos – @mauricioalmeida03