Agência Minas Gerais | Alunos da Fundação João Pinheiro têm experiência prática inédita em ação da Ouvidoria-Geral do Estado

A Ouvidoria-Geral do Estado realizou uma ação especial de Ouvidoria Móvel, nesta terça-feira (30/9), em parceria com alunos da Fundação João Pinheiro (FJP), em dois grandes prontos-socorros da capital: Hospital João XXIII e Hospital Infantil João Paulo II, ambos da Rede Fhemig.

Os alunos da FJP participaram dos atendimentos presenciais, com o objetivo de escutar de perto os usuários dos serviços públicos de saúde no estado e aprimorar os estudos teóricos do curso de graduação em Administração Pública da instituição. Eles tiveram a oportunidade de levar os aprendizados da sala de aula para a prática e receber as boas práticas da OGE/MG, o que colabora para aprenderem a atender o cidadão com eficiência e escuta qualificada.

A ouvidora-geral do Estado, Gabriela Siqueira, afirma que a parceria inédita com a Fundação João Pinheiro é de suma importância para a troca de experiências e conhecimentos renovados. “Ao abrir nossas portas para os alunos da FJP, não estamos apenas compartilhando práticas de escuta e acolhimento ao cidadão. Estamos também renovando a própria atuação da OGE/MG com o olhar crítico e inovador de quem está se preparando para servir ao Estado. Essa troca é valiosa: os estudantes ganham experiência prática e a Ouvidoria ganha novos olhares para aprimorar sua missão de fortalecer a cidadania e a qualidade dos serviços públicos em Minas. É um encontro de aprendizado mútuo que reforça a importância da presença do Estado onde o cidadão mais precisa dele”, afirmou.

“Essa parceria com a Ouvidoria-Geral do Estado é uma oportunidade única para nossos estudantes vivenciarem, na prática, uma gestão pública responsiva e responsável: ouvir, compreender e responder às demandas da sociedade. Ao estarem em contato direto com os usuários dos serviços de saúde, eles desenvolvem habilidades fundamentais para o gestor público, como ouvir e compreender suas demandas e necessidades frente às capacidades e recursos estatais que se apresentam”, declarou a presidente da Fundação João Pinheiro, Luciana Lopes.

Próximas ações

Estão previstas mais duas ações especiais com a participação dos alunos da FJP. Confira a programação:

– 7/10, das 15h às 16h30 – estações Minas Shopping e Vilarinho

– 14/10, das 15h às 16h – UAI Praça Sete

Sobre a OGE/MG

A OGE/MG é um órgão autônomo, que auxilia na fiscalização e no aperfeiçoamento dos serviços públicos, além de atuar como instância de participação e controle social. É vinculada diretamente ao chefe do Poder Executivo Estadual, característica que a distingue, até os dias atuais, dos outros Estados-membros e da União, onde as ouvidorias pertencem à estrutura organizacional de órgãos do Poder Executivo, em caráter de subordinação.

Recebe e registra as denúncias, reclamações, solicitações, sugestões e elogios do cidadão sobre os serviços e servidores públicos estaduais. Como ferramenta de gestão, gera informações de inteligência a partir dos dados das manifestações recebidas e ajuda os órgãos estaduais a aprimorarem as políticas públicas, beneficiando todos os mineiros.

Canais de atendimento

Bel, atendente virtual: (31) 3915-2022 – WhatsApp

Site: www.ouvidoriageral.mg.gov.br

Aplicativo MGApp, Ouvidoria na palma da mão (disponível para Android e IOS)

Telefones: Disque-Ouvidoria (162) Disque-Saúde (136)