Hospital Santa Isabel e letreiro ganham iluminação especial para conscientizar sobre câncer de mama
Em alusão ao Outubro Rosa, mês que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, a Prefeitura de João Pessoa, através da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), iluminou o letreiro no Busto de Tamandaré e o Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI) na cor rosa, como forma de chamar a atenção da população para o tema.
O serviço, que foi executado pela Diretoria de Iluminação Pública (Dilup), já pode ser conferido pelas pessoas que passam pelos locais desde a noite desta quarta-feira (1º) e ficará assim até o fim do mês. “O Outubro Rosa é de extrema importância para a conscientização das pessoas sobre a prevenção ao câncer de mama. Por isso, nós iluminamos o Hospital Santa Isabel, que é referência na saúde da mulher, e o letreiro, local que é muito frequentado por moradores e turistas que visitam a nossa cidade”, destacou Joyce Alves, diretora de Iluminação Pública da Seinfra.
Com a fachada toda iluminada com a cor rosa, o Santa Isabel chama a atenção da sociedade, principalmente das pacientes e visitantes, para ficar alerta sobre os sinais e sintomas da doença, como a presença de nódulos e alterações no bico do peito e mudanças na pele da mama.
A diretora-geral do Hospital Santa Isabel, a médica Adriana Lobão, ressalta que o engajamento na campanha Outubro Rosa mostra o compromisso da gestão municipal com a saúde da mulher, reforçando a importância do autocuidado. “A campanha Outubro Rosa é extremamente importante para que a mulher se conscientize sobre a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, armas fundamentais para a cura. E o Hospital Santa Isabel mais uma vez integra essa campanha de olho na saúde da mulher”, disse.
Cuidado o ano inteiro – A mastologista Jeane Nogueira, que coordena a equipe de mastologistas do Hospital Municipal Santa Isabel, destaca que a campanha do Outubro Rosa é extremamente importante como fator de conscientização da população contra o câncer de mama, mas que o cuidado deve ocorrer durante todo o ano.
“A população feminina deve se cuidar o ano inteiro, não esquecendo que o diagnóstico precoce faz toda a diferença, que o câncer de mama tem cura, desde que seja diagnosticado precocemente. A mulher deve fazer sua mamografia a partir dos 40 anos e anualmente, e se houver qualquer suspeita de lesão, seja no exame clínico, seja na mamografia ou no autoexame, ela deve procurar um serviço de mastologia”, alerta Jeane Nogueira, lembrando que a Rede Municipal de Saúde conta com o serviço de mastologia, com profissionais capacitados para diagnosticar e tratar as lesões da mama, com atendimento todos os dias da semana.
Sobre o câncer de mama – De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células anormais da mama, que forma um tumor com potencial de invadir outros órgãos. O câncer de mama pode ser detectado em fases iniciais, em grande parte dos casos, aumentando assim a possibilidade de tratamentos menos agressivos e com taxas de sucesso satisfatórias.
Todas as mulheres, independentemente da idade, devem ser estimuladas a conhecer seu corpo para saber o que é e o que não é normal em suas mamas. Ao identificar uma alteração suspeita e procurar logo um serviço médico para avaliar o risco de ser câncer, a mulher tem a chance de diagnosticar a doença em fase inicial. A maior parte dos cânceres de mama é descoberta pelas próprias mulheres.