Serviço da Guarda Civil Metropolitana facilita devolução de documentos e objetos achados e perdidos
A Guarda Civil Metropolitana de João Pessoa (GCM-JP), vinculada à Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Semusb), mantém um importante serviço de utilidade pública: o ‘Achados e Perdidos’, criado para facilitar a devolução de documentos e objetos extraviados na Capital. O atendimento pode ser feito presencialmente nas bases da corporação ou de forma totalmente digital, por meio do WhatsApp (83) 3213-7202, o que torna o processo rápido, prático e acessível à população.
Entre os meses de fevereiro e outubro de 2025, o serviço registrou 257 documentos pertencentes a 225 pessoas, segundo dados do Centro de Videomonitoramento da GCM-JP. Durante o mesmo período, 15 cidadãos foram atendidos para devolução de documentos. Além de documentos como RG, CPF, carteiras de motorista e cartões, também são recebidos objetos diversos, como bolsas, mochilas, capacetes e bonés.
De acordo com o comandante da Guarda Civil Metropolitana, Vitor Freire, o processo é bem simples. “No Parque Solon de Lucena a gente pega todos os documentos e começa a catalogar no aplicativo que temos, e a pessoa entra em contato pelo WhatsApp. Se o documento tiver registro no nosso arquivo, ela consegue saber em qual localidade vai estar, geralmente na base central, porque os pontos de captação, tanto no Parque Solon de Lucena quanto na Praça da Paz, servem apenas para receber, e o armazenamento é feito lá na base central”, explicou.
O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, nas duas unidades-base da Guarda Civil Metropolitana: uma localizada no Parque Solon de Lucena, no Centro, e outra no bairro dos Bancários, em frente à Praça da Paz. Após o prazo de até seis meses de armazenamento, os documentos não resgatados são enviados à Polícia Civil ou devolvidos aos órgãos emissores.
Com o serviço de achados e perdidos, a Guarda Civil Metropolitana de João Pessoa reforça seu compromisso com a cidadania e com o cuidado à população, oferecendo um canal eficiente e moderno para devolver segurança e tranquilidade aos cidadãos que perderam seus pertences.
Como consultar e resgatar documentos e objetos – Para facilitar a consulta e o processo de devolução, a Guarda Civil Metropolitana disponibiliza um canal direto e acessível de comunicação por meio do WhatsApp (83) 3213-7202. O número, lançado em julho de 2025, permite que o cidadão consulte de forma rápida se seu documento ou pertence foi encontrado e entregue à Guarda, além de oferecer orientações sobre o funcionamento da corporação. De acordo com o comandante Vitor Freire, os documentos são catalogados e, se o registro constar no arquivo, o cidadão é informado. O armazenamento de todo o material captado é feito na base central da GCM-JP.
Procedimentos para retirada – Para resgatar um documento, o proprietário deve comparecer a uma das bases e apresentar um outro documento com foto, além de um Boletim de Ocorrência (original e cópia). A retirada também pode ser feita por outra pessoa mediante autorização por escrito do titular. No caso de menores de 18 anos, os pais ou responsáveis devem estar munidos de Carteira de Identidade. Para objetos, o proprietário deverá descrever as características do item para reavê-lo.
Serviço:
Achados e Perdidos da Guarda Civil Metropolitana de João Pessoa
Atendimento presencial: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
Locais de captação:
- Base Central – Parque Solon de Lucena, Centro
- Base Bancários – em frente à Praça da Paz, Bancários
Canais de atendimento:
- WhatsApp: (83) 3213-7202 (Canal direto para consulta e informações)
- Telefone da Guarda: 153
