Prefeitura de Sorocaba anuncia projeto Abrigo Amigo em parceira com a iniciativa privada – Agência de Notícias

Fotos: Eduardo Santinon/Secom

 

Ação, que transforma pontos de ônibus em abrigos acolhedores, estreia no bairro Campolim e alcançará 25 unidades nos próximos dias

 

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Urbes – Trânsito e Transportes, anuncia a implantação do programa Abrigo Amigo, em parceria com as empresas Eletromidia, Claro e o BRT Sorocaba. A iniciativa transforma pontos de ônibus em espaços de apoio e acolhimento para usuários do transporte público noturno. Serão 25 unidades em diferentes regiões da cidade, sendo que a primeira delas foi entregue nesta terça-feira (4), na Av. Professora Izoraida Marques Peres, 216, no Parque Campolim, e começa a ser operacionalizada na quarta-feira (5).

As outras 24 unidades entrarão em funcionamento nos próximos 15 dias, de forma gradual e conforme as condições do tempo. A escolha dos endereços segue critérios técnicos e é realizada pelos parceiros, em conjunto com a Prefeitura. Os abrigos receberão atualização tecnológica para se transformarem em Abrigo Amigo, com novos sistemas que ampliam a conectividade e a eficiência operacional. As unidades integrarão a estrutura das paradas já existentes e que compõem o sistema BRT Sorocaba.

“O Abrigo Amigo é uma parceria público-privada (PPP) e mostra como a mídia pode ser agente de transformação positiva no espaço urbano. Seu principal objetivo é proporcionar maior segurança e bem-estar aos usuários do transporte público noturno, com foco especial na proteção das mulheres”, destacou o prefeito Rodrigo Manga, durante o ato de entrega do primeiro ponto do projeto no município.

Todos os dias, entre 20h e 5h, a pessoa que se sentir em situação de vulnerabilidade ou simplesmente desejar companhia à espera do ônibus pode acionar um botão no painel digital, para iniciar chamada de vídeo com uma central de monitoramento dedicada. Não é necessário se identificar, pois o anonimato protege o usuário e garante ambiente seguro e livre de constrangimentos.

O atendimento à usuária é conduzido por equipe da iniciativa privada, formada por 30 mulheres, que passam por treinamentos com assistentes sociais e especialistas em violência contra a mulher, garantindo acolhimento qualificado e preparado para lidar com diferentes situações, ajudando a tornar o momento mais tranquilo e menos solitário.

Cada unidade é equipada com câmeras de alta resolução, microfones sensíveis e alto-falantes potentes, conectados à central de monitoramento. Além disso, o Abrigo Amigo foi pensado para garantir acessibilidade universal: o botão de acionamento tem placa em braille e está posicionado a 1,20 metro de altura, adequado para cadeirantes, crianças e pessoas com deficiência. O atendimento remoto dispõe de comunicação em Libras, e está em andamento a implementação de legendas durante as chamadas.

“Investir em abrigos de ônibus tecnológicos e seguros é um ato de inteligência urbana e justiça social. É reconhecer que os usuários do transporte público merecem dignidade, segurança e informação, transformando um momento de espera obrigatório em algo mais confortável, eficiente e moderno dentro da rotina urbana”, apontou o diretor-presidente da Urbes, Adriano Brasil.

 

O projeto

O projeto “Abrigo Amigo” existe desde agosto de 2023 no País e foram registradas quase 27 mil chamadas de companhia remota e 552 ocorrências documentadas nas suas operações em São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Campinas (SP), Cuiabá (MT) e Porto Alegre (RS). Em setembro de 2025, com a Claro assumindo o papel de patrocinadora exclusiva, o projeto passou de 82 para 298 abrigos, com meta de alcançar 635 unidades ativas até o início de 2027. Além de Sorocaba (SP), a expansão está prevista para Fortaleza (CE) e Salvador (BA).

“Para nós, da Claro é um orgulho colocar nossa infraestrutura a serviço de um projeto que une tecnologia e cuidado com as pessoas. Essa parceria representa muito mais do que conectar abrigos; é sobre usar nossa rede para criar experiências urbanas mais humanas, inclusivas e seguras”, afirmou Graziele Paiva, coordenadora de Marketing da Claro, acompanhada de Fábio Branco, gerente de filial da empresa.

Segundo José Carlos Angelucci Jr., CRO da Eletromidia, a chegada do projeto a Sorocaba reflete a missão da companhia, que atua na cidade há 15 anos, como agente de transformação urbana em benefício da população. “O Abrigo Amigo é exemplo de como a mídia out-of-home vai além da comunicação e assume função social. Em Sorocaba, essa expansão representa um passo importante na consolidação de cidades mais acolhedoras e tecnológicas, em que cada ponto de mídia também pode ser um ponto de cuidado”, mencionou.

 

Parada Amiga

Desde março deste ano, a Urbes e o BRT Sorocaba colocaram em funcionamento uma iniciativa semelhante, também com o objetivo de oferecer mais segurança para as mulheres no transporte coletivo de Sorocaba. O projeto Parada Amiga contempla 25 pontos monitorados.

O abrigo possui sistema de inteligência artificial e é composto com câmera de alta definição, alto-falantes e monitor de 21,5 polegadas. Neste caso, o monitoramento é feito pela Central de Controle Operacional do BRT e conta com apoio da Guarda Civil Municipal (GCM) de Sorocaba, para eventuais ocorrências.

O acionamento ocorre após a inteligência artificial constatar a presença de uma mulher sozinha, e em situação de risco, no ponto de ônibus. No mesmo instante, uma atendente da Central do BRT aparece na tela interagindo com a mulher e a acompanha até seu embarque no ônibus.

“Quanto mais pessoas se sentem seguras, mais elas utilizam o transporte coletivo, e esse é um ritmo necessário para as grandes cidades. Em nosso Centro de Controle Operacional, também estaremos monitorando a movimentação dos pontos do ‘Abrigo Amigo’, prontos para auxiliar, se preciso for. Seguimos unidos pela segurança e pelo transporte, para o bem-estar da população”, frisou Devair Medeiros, gerente de planejamento da BRT Sorocaba.