Informativo de novembro – Esporte Clube Pinheiros
Uma vez, os bichos, preocupados com a complexidade da vida atual, resolveram copiar os homens, organizando uma ESCOLA que melhor pudesse prepará-los para enfrentar os problemas da existência.
Acompanhando ideais educacionais em voga, optaram por um currículo teórico- prático, constando, em essência, das seguintes disciplinas: CORRIDA-ESCALADA- NATAÇÃO E VÔO.
A fim de facilitar a execução do plano, atendendo simultaneamente a um maior número de alunos, ficou resolvido que quem se matriculasse na Escola, estudaria todas as matérias em curso.
O Cisne, nadador exímio, mostrou-se desde logo melhor que o professor. Conseguiu notas razoáveis em VÔO, mas revelou-se aluno muito fraco em CORRIDA. Coitado… quase sempre tinha que ficar depois do horário para treinar CORRIDA. Por isso, teve que reduzir as horas que dedicava à NATAÇÂO, atividade tão do seu agrado. Na verdade, o que conseguiu mesmo foi ficar com as patas esfoladas. Por causa disso até seu humor se modificou, e vivia emburrado.
Talvez, por esse motivo, quando chegou a época do exame final, estava tão cansado que até em natação obteve apenas uma nota regular. Contudo, como o sistema de aprovação era o da média aritmética das notas obtidas nas diferentes matérias, conseguiu passar “raspando”. Aliás, nessa altura, era visível que os alunos não mais se preocupavam com o aproveitamento escolar, ou real aprendizagem das matérias. O importante era garantir uma média final que desse para passar e garantir o certificado.
O COELHO, por exemplo, sempre fora o melhor de todos em CORRIDA, que treinava diariamente.. Mas ficava atrapalhado e nervoso nas aulas de natação. Dava até a impressão de que, quanto mais se aplicava, menos aprendia. Vivia falando nos pesadelos que tinha, por causa do exame de NATAÇÂO.
O GATO, de saída, superou todos os colegas do curso em ESCALADA, mas acabou por se indispor com o professor, porque preferia adotar processos próprios de subida, inventados por ele, e muito eficazes até, mas que nem sempre coincidiam com os ensinamentos recebidos. Acabou tachado de aluno-problema no curso de VÔO, porque o professor insistia em que ele alçasse vôo de solo, enquanto o gato sustentava que só conseguia “voar” baixando do topo das árvores até o chão.
No fim do curso, um PATO tranquilo, assíduo, diligente, pouco amável, que nadava bem, voava sofrivelmente e atravessava gingando o gramado, numa imitação de corrida, alcançou a média mais elevada do grupo.
O DIRETOR da Escola convidou-o para ser o orador da turma, na cerimônia de formatura. Mas a festa foi triste… O grupo alegre dos primeiros dias não parecia o mesmo. Estava bem menor. Muitos haviam desistido no meio do caminho; outros haviam sido reprovados. Quase todos estavam cansados e ainda alguns revelavam grande desânimo e pessimismo quanto ao futuro.
Não é o que desejamos para as crianças
Com alegria e esperança
Regina
PROJETO DE FORMAÇÃO CONTINUADA
• Grupos de formação – leitura e discussão de textos; discussão de casos de alunos; orientação de projetos pela Coordenação Pedagógica e Direção
AGENDA DE NOVEMBRO (sujeita a alterações)
20 – Feriado
21 – Recesso
27 – Aniversários do mês – novembro
29 – Sábado letivo – Mostra de Trabalhos*
*seguirão circulares informativas
AGENDA DE DEZEMBRO (sujeita a alterações)
03 e 04 – Ensaio da Formatura
05 – Formatura*
08, 09 e 10 – Reuniões de final de ano com as famílias
12 – Último dia de aulas / aniversários do mês de dezembro
13 – Sábado Letivo – ENCERRAMENTO DO ANO *
*seguirão circulares informativas
Efetivação de matrícula 2026, de 16/10 a 07/11.
REGINA DELDUQUE
Diretora – Orientadora
RENATA MARTINS COSTA
Coordenadora Pedagógica
PATRÍCIA CORDEIRO DE ABREU ALESSANDRI
Diretora Cultural
