BOLETIM – Diabetes: com diagnóstico precoce e hábitos saudáveis, a doença pode ser tratada e controlada

O diabetes é uma das doenças crônicas mais prevalentes no mundo e representa um importante desafio para a saúde pública. Quando não tratada, pode evoluir para complicações crônicas graves e até levar ao óbito. 

No Dia Mundial do Diabetes, celebrado em 14 de novembro, a Secretaria de Estado da Saúde (SES/SC) reforça a importância do diagnóstico precoce, do acompanhamento regular e da adoção de hábitos saudáveis para o controle da doença, garantindo mais qualidade de vida às pessoas diagnosticadas.

A Dra. Priscila Juceli Romanoski, enfermeira e pesquisadora em Condições Crônicas e Promoção da Saúde, que atua na Diretoria de Atenção Primária à Saúde/SES explica que, atualmente, 50% das pessoas que têm diabetes ainda desconhecem seu diagnóstico, o que impossibilita o tratamento adequado e a prevenção das complicações. Quando não há diagnóstico precoce ou adesão ao tratamento, a pessoa com níveis elevados pode evoluir para complicações crônicas de grande impacto, como amputações e doença renal crônica, levando até a morte.

Ao perceber esses sinais, o paciente deve procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS), principal porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS), onde é possível realizar exames, ter orientações específicas, diagnóstico e tratamento adequado. 

Entre as principais medidas de prevenção e controle estão a alimentação equilibrada, a prática regular de atividade física, o controle do peso corporal e a realização periódica de exames de glicemia.

Além disso, por meio do Programa Saúde na Escola (PSE), a Secretaria de Estado da Saúde desenvolve ações contínuas em 100% da rede escolar, promovendo hábitos saudáveis entre crianças e adolescentes.

Repórter: Larissa Citatin