AeroFla: Prefeitura reforça operação e divulga interdições para o embarque do Flamengo rumo à final da Libertadores – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

Diante da possibilidade de conquista antecipada do Campeonato Brasileiro pelo Flamengo nesta terça-feira (25/11), a Prefeitura do Rio de Janeiro reforçou o planejamento operacional para o embarque do time rumo a Lima, no Peru, para a disputa da final da Copa Libertadores – ação chamada de “AeroFla”, pelos torcedores na tarde de quarta-feira (26/11).

Para garantir a segurança viária de motoristas e pedestres, o  Centro de Operações e Resiliência da Prefeitura do Rio (COR-Rio) mobilizou órgãos municipais, estaduais e federais; concessionárias de serviços públicos; a RioGaleão, concessionária responsável pela operação do aeroporto Internacional Tom Jobim; e o Clube de Regatas do Flamengo para alinhar ações integradas antes e durante o evento, que tem estimativa inicial de 10 mil torcedores presentes no embarque da delegação, no Terminal de Cargas do Galeão.

Várias alterações no trânsito vão ocorrer de forma intermitente durante a passagem da delegação. O evento também contará com policiamento e escolta dos ônibus oficiais ao longo do trajeto.

Operação Especial

O voo fretado que levará atletas e comissão técnica está programado para decolar às 17h, porém a operação terá início às 14h, com mobilização em dois pontos estratégicos da cidade:

– Ninho do Urubu, em Vargem Grande, de onde partirão os ônibus da delegação
– Terminal Aroldo Melodia, na Cidade Universitária, ponto oficial de concentração da torcida

Alterações intermitentes no trânsito ocorrerão durante todo o percurso. A CET-Rio coordenará uma operação especial na Ilha do Governador e na Ilha do Fundão, com apoio de equipes em solo, painéis informativos e monitoramento em tempo real via COR-Rio. O trajeto será acompanhado por cerca de 260 câmeras, além do suporte de drones.

Interdições Programadas

A partir das 14h, serão implementadas interdições para garantir segurança viária e organização do fluxo de torcedores:

– Estrada do Galeão – pista sentido Centro, entre a alça de acesso à Ponte Nova e a alça de acesso da Linha Vermelha (sentido Duque de Caxias)
– Ponte Velha do Galeão, totalmente interditada nos dois sentidos

As vias serão liberadas assim que houver dispersão do público.

Desvios de Trânsito

Para minimizar impactos, os seguintes desvios serão realizados:

– Veículos com destino ao Centro deverão utilizar a Ponte Nova
– Veículos com destino à Linha Vermelha (sentido Duque de Caxias) seguirão pela Ponte Nova → Via Expressa Presidente João Goulart (sentido Centro) → Av. Brigadeiro Trompowski → retorno na Ilha do Fundão → alça de acesso da Linha Vermelha (sentido Baixada)

A chegada e a saída da Ilha do Governador deverão ser feitas exclusivamente pela Ponte Nova durante o período de bloqueios.

Linhas de ônibus municipal e intermunicipal que utilizam a Ponte Velha também terão o itinerário desviado para a Ponte Nova.

A Mobi-Rio reforçará a operação das linhas de BRT que atendem o Terminal Aroldo Melodia:

– 42 (Madureira x Galeão), 43 (Santa Efigênia x Fundão) e 90 (Gentileza x Fundão)

Deslocamento da Delegação

O itinerário dos ônibus do Flamengo partirá do Ninho do Urubu e seguirá pela:

Estrada dos Bandeirantes → Av. Salvador Allende → Av. Abelardo Bueno → Av. Eng. Carlos Carvalho → Curva Chico Anysio → Av. Ayrton Senna → Linha Amarela → Linha Vermelha → Ponte Velha → Terminal de Cargas do Galeão.

Medidas operacionais poderão ser adotadas ao longo da rota caso haja pontos de concentração de torcedores.

Orientações à Torcida

Para evitar interferências no deslocamento da delegação e garantir a logística do voo, o Terminal Aroldo Melodia será o único ponto oficial de concentração dos torcedores.

O COR-Rio e o Flamengo orientam que a torcida não permaneça nas proximidades do Ninho do Urubu nem ao longo do trajeto, uma vez que não há previsão de paradas dos ônibus até a chegada ao aeroporto.

Com a aproximação da delegação ao Terminal Aroldo Melodia, os torcedores poderão acompanhar o comboio até a entrada do Terminal de Cargas.

Monitoramento e Segurança

Dentro da Sala de Situação do COR-Rio — equipada com um videowall de 104 m², o maior da América Latina — equipes da CET-Rio, Guarda Municipal, Secretaria de Ordem Pública (Seop) e forças estaduais acompanharão todo o deslocamento. Imagens de câmeras e drones serão exibidas em tempo real para facilitar ações rápidas em caso de necessidade.

Órgãos Envolvidos

Além do COR-Rio, participam da operação:

– CET-Rio
– Guarda Municipal
– Secretaria de Ordem Pública
– Secretaria de Transportes
– Comlurb
– Riotur
– RioLuz
– Light
– Mobi-Rio
– Polícia Militar
– Polícia Federal
– Secretaria Estadual de Segurança Pública
– Subprefeituras da Barra, Ilhas e Tijuca
– Gerência Executiva Local (GEL) do Centro
– RioGaleão
– Clube de Regatas do Flamengo

Categoria:

  • 25 de novembro de 2025
  • Marcações: AeroFla embarque Flamengo interdições Libertadores Prefeitura do Rio trânsito