Coordenadoria LGBT atua na prevenção de ISTs e disponibiliza preservativos gratuitamente
Incentivar a prevenção conta o HIV e Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) é uma das ações realizadas pela Coordenadoria de Promoção à Cidadania LGBT da Prefeitura de João Pessoa. Para isso, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o equipamento disponibiliza preservativos e presta outras orientações para garantir a saúde da população LGBTQIA+.
Os preservativos texturizados e ultra sensíveis são os mais modernos do mercado e podem ser retirados de forma gratuita na sede da Coordenadoria, situada na Rua Diogo Velho, 150, no Centro de João Pessoa, no horário das 9h às 14h, de segunda a sexta. Esta ação é contínua e intensificada no Dezembro Vermelho.
De acordo com o coordenador da Promoção à Cidadania LGBT, Geraldo Filho, esta é uma ação essencial que faz parte da política de saúde voltada para os usuários. “Procuramos sempre informar que muitas doenças devem e podem ser prevenidas com uso de métodos eficazes. Trabalhamos com uma população muito vulnerável e disponibilizar preservativos de forma gratuita faz muita diferença”, afirmou.
Miro Araújo, da Cordel Vida, organização da sociedade civil, destacou o Dezembro Vermelho, que trata da prevenção e cuidado com o HIV/Aids e outras IST. Ele explicou que há uma queda no uso de preservativos sobretudo entre jovens, segundo dados da Pesquisa Nacional do IBGE de 2019.
“As camisinhas continuam sendo o método mais eficaz para evitar o HIV e outras IST e estão disponíveis gratuitamente no SUS, sem necessidade de documentos ou limite de quantidade. Adotar o preservativo em todas as relações é um ato de cuidado consigo e com o outro”, ressaltou Miro Araújo.
