Secretaria da Mulher realiza o projeto Ciclos Sustentáveis voltado a mulheres que trabalham com reciclagem de materiais no município
3 de dezembro de 2025
14:43
Por: Raissa Alves (Programa de Estágio) Supervisão: Rose Campos

Foto: Divulgação
A Prefeitura de Sorocaba, por meio da secretaria da mulher(Semul), realizou o projeto Ciclos Sustentáveis – por elas e pelo mundo, em duas etapas, no fim de novembro. O projeto Ciclos Sustentáveis tem o objetivo de valorizar, capacitar e reconhecer o papel das mulheres que atuam na reciclagem.
O primeiro encontro foi realizado na Secretaria da mulher, no Alto da Boa Vista, com palestra informativa voltada a temas como saúde, bem-estar e sustentabilidade. O encontro destacou a formação técnica dessas mulheres, alertando sobre a necessidade da utilização correta dos equipamentos de proteção individual (EPIs), sobre a conscientização ambiental, e também sobre a questão da violência doméstica, com foco na prevenção e com o objetivo de garantir mais segurança, saúde e eficiência no dia a dia dessas trabalhadoras.
Já, no segundo encontro, realizado no Jardim Leocádia, na Zona Norte da cidade, a Semul levou até as participantes vários serviços de cuidado e beleza, tais como cabelo e maquiagem. Nesta ação, além disso, também foi falado sobre a importância do uso do protetor solar, uma vez que essas trabalhadoras permanecem boa parte do dia, em seu trabalho, expostas ao ar livre. A iniciativa teve, ainda, o intuito de valorizar as mulheres e o trabalho realizado por elas nesse setor, que acaba beneficiando toda a sociedade, ao contribuir com a preservação do meio ambiente.
“Essas mulheres realizam, em seu dia a dia, um trabalho cada vez mais essencial para toda a sociedade, mas, apesar disso, muitas vezes elas passam despercebidas. Nosso objetivo, portanto, foi destacar a importância do que elas fazem, ressaltar aspectos de cuidado e proteção de cada uma delas e também cuidar da beleza pessoal, contribuindo para sua autoestima”, disse a secretária da Mulher, Rosangela Perecini.
