Hackers do Bem abre 25 mil vagas para formação em cibersegurança – IFSP

O programa Hackers do Bem, iniciativa nacional de capacitação em cibersegurança, anuncia a reabertura de 25 mil novas vagas para os cursos de Nivelamento e Básico. Os cursos são gratuitos e destinados a qualquer pessoa que pretenda seguir carreira na área. Podem se inscrever pessoas que estejam cursando ou que já tenham concluído o Ensino Médio. Não há limite de idade ou necessidade de conhecimento prévio em segurança da informação. As inscrições estão disponíveis no site do programa hackersdobem.org.br.

As 25 mil novas vagas são para os cursos que abordam a cibersegurança de forma ampla, objetiva e introdutória. No módulo Nivelamento, com 80 horas de carga horária, os alunos terão uma introdução ao universo da cibersegurança e outros temas relacionados, como hardware, internet, redes, sistemas operacionais (Windows e Linux) e lógica de programação. No curso Básico, com carga horária de 64 horas, os participantes aprendem conceitos de computação em nuvem, desenvolvimento, identificação de ameaças e vulnerabilidades, criptografia e conceitos de Governança, Risco e Compliance (GRC).

Ao final de cada curso, os participantes recebem um certificado reconhecido. Além disso, passam a integrar o Hub Hackers do Bem, um espaço virtual que conecta alunos, especialistas, empresas e o governo, promovendo troca de conhecimento, networking e acesso a oportunidades profissionais no setor de cibersegurança.

Desde seu lançamento, em janeiro de 2024, o Hackers do Bem já certificou mais de 36 mil alunos. O sucesso da primeira onda de inscrições permitiu a ampliação da oferta, reforçando o compromisso do programa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), com execução pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), de formar profissionais qualificados em segurança digital para o mercado brasileiro. 

“O Hackers do Bem já se consolidou como uma das maiores iniciativas nacionais e internacionais de formação em cibersegurança. Os resultados até aqui demonstram o impacto positivo e a relevância da iniciativa para o fortalecimento das competências digitais no Brasil. Esse sucesso permitiu a abertura de novas vagas, ampliando o acesso de jovens e profissionais às oportunidades de capacitação e inserção no mercado de trabalho em cibersegurança. Seguimos firmes no compromisso de fortalecer a segurança digital no país e preparar talentos para um futuro mais seguro e conectado”, afirma Leandro Guimarães, diretor-adjunto da Escola Superior de Redes (ESR).

Para os alunos que avançarem na trilha de formação, o programa confirmou a abertura de 74 novas turmas para os cursos mais avançados – Fundamental e Especializado – que terão início em fevereiro de 2026. Saiba mais sobre a trilha de formação completa.

Dúvidas e outras questões podem ser respondidas pelo Service Desk da RNP, pelo telefone/WhatsApp: 0800 722 0216 ou pelo e-mail: 

Com informações do Hackers do Bem