BOLETIM – Retrospectiva 2025: Santa Catarina entra no clube do milhão na aviação internacional
Em 2025, Santa Catarina entrou no seleto grupo de estados que receberam mais de 1 milhão de passageiros internacionais.
A marca foi atingida no mês de outubro e colocou Santa Catarina como um dos únicos três estados do país com esse desempenho, junto com São Paulo e Rio de Janeiro.
O Estado também criou o Grupo de Trabalho da Aviação Regional, que elaborou o Programa VOA + SC para entrar em operação em 2026 e fortalecer a aviação regional.
Também foram investidos mais de R$ 54 milhões nos aeroportos regionais de Blumenau, Caçador, Concórdia, Correia Pinto, Dionísio Cerqueira, Forquilhinha, Lages, Pinhalzinho, Rio do Sul/Lontras, Rio Negrinho, São Joaquim, São Miguel do Oeste, Três Barras, Videira e Xanxerê.
Já no Aeroporto de Jaguaruna foi realizada a primeira Parceria Público-Privada (PPP) da história do estado, garantindo mais de R$ 70 milhões de investimentos nos próximos 30 anos.
O secretário de Estado de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Beto Martins, ressalta os avanços de Santa Catarina em 2025 na aviação:
SONORA
No setor portuário, o governo de Santa Catarina liderou outra ação inovadora, com uma PPP para a dragagem e o aprofundamento do canal de acesso à Baía da Babitonga, como explica o secretário Beto Martins:
SONORA
De acordo com o secretário Beto Martins, outro movimento inédito marcou o setor ferroviário em 2025, sob a liderança de Santa Catarina:
SONORA
No setor de Transportes Aquaviários, o Estado regulamentou os serviços públicos de transporte intermunicipal de passageiros no Rio Itajaí–Açu, entre os municípios de de Itajaí e Navegantes, o mais movimentado de Santa Catarina.
Repórter: Marcos Lampert
