Corpo de Bombeiros Militar de SC apresenta livro histórico e calendário que marcam os 100 anos da corporação

Nesta segunda-feira, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) começou oficialmente as comemorações de seus 100 anos de história.

A solenidade ocorreu no auditório da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), em Florianópolis, para lançar os marcos que vão guiar a corporação até o dia 26 de setembro, data oficial do centenário.

O evento reuniu autoridades, ex-comandantes e representantes da sociedade civil, que prestigiaram a conquista da Corporação.

O Comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Coronel Fabiano de Souza, reforçou a importância do centenário e destacou as ações que devem ocorrer ao longo do ano.

SONORA

O ponto alto da solenidade foi o lançamento oficial do livro “Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Santa Catarina: 100 Anos Dedicados a Proteger Vidas, Riquezas e Meio Ambiente”. 

A obra registra a trajetória da Corporação ao longo de quase um século de existência, com cerca de 280 marcos históricos relevantes, além de registros de grandes ocorrências e evolução operacional.

O livro está disponível em formato físico com exemplares distribuídos para todas as bibliotecas públicas de Santa Catarina e para consulta nas recepções de todos os quartéis do estado.

Além disso, está disponível no formato digital, com a obra completa para download gratuito ou leitura online no site oficial do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina. 

O segundo grande lançamento do dia foi o Calendário do Centenário 2026, que mostra mês a mês o salto tecnológico e técnico da Corporação ao longo do século.

O calendário inova ao trazer uma camada digital: cada mês possui um código que direciona o usuário para entrevistas em vídeo com bombeiros, conectando as imagens às histórias reais de quem veste a farda.

O livro e o calendário digitais, além de galeria de fotos e vídeos históricos, estão disponíveis no selo dos 100 anos no portal cbm.sc.gov.br.

Repórter: Eduardo Melo