Rio de Janeiro é a cidade convidada do Madrid Fusión 2026 – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro
O Rio de Janeiro é a cidade convidada do Madrid Fusión Alimentos de España 2026, que teve início na última segunda-feira (26/01) e se estende até quarta (28/01), na capital espanhola. Reconhecido como um dos maiores e mais influentes fóruns de inovação gastronômica do mundo, o congresso reúne chefs, restauranteurs, profissionais do setor e jornalistas especializados em sua 24ª edição, da qual a Cidade Maravilhosa é protagonista. Ao longo de três dias de evento, uma comitiva de chefs apresenta para o público internacional o sabor, a criatividade e a autenticidade da culinária carioca.
A participação é fruto de iniciativa da Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (SMTUR-RIO), e dá continuidade ao plano estratégico de posicionar e fortalecer a cidade como destino gastronômico global. Essa política inclui investimentos para sediar o Latin America’s 50 Best Restaurants em 2023 e 2024 e trazer o Guia Michelin para ter os restaurantes da cidade avaliados nas edições de 2024, 2025 e 2026.
Em outubro passado, o Rio de Janeiro tornou-se a primeira cidade da América do Sul a ocupar o posto de convidada no San Sebastián Gastronomika, outro dos mais relevantes congressos internacionais de gastronomia, realizado no País Basco. No mês seguinte, os espanhóis responsáveis pelos dois maiores eventos do setor no mundo estiveram no Rio para conhecer a cultura gastronômica local e contribuir com a estratégia de posicionamento internacional. Agora, dá mais um passo para consolidar sua presença no circuito global do turismo gastronômico, levando ao Madrid Fusión um Rio que percorre dos sabores populares e afetivos às expressões mais contemporâneas do fine dining desenvolvidas de forma criativa e autoral na cidade.
– A gastronomia é uma da maiores expressões da identidade carioca. A presença do Rio no maior congresso do setor no mundo reforça o reconhecimento do talento dos nossos chefs. Essa participação posiciona a cidade como um destino global gastronômico e cultural – afirma o vice-prefeito do Rio, Eduardo Cavaliere.
– Estar no Madrid Fusión como cidade convidada significa colocar o Rio no centro das discussões globais sobre o futuro da gastronomia. É uma oportunidade estratégica de mostrar ao mundo a força criativa dos nossos chefs, a riqueza dos nossos ingredientes e a singularidade da cultura carioca, reforçando o Rio como um destino que vai muito além do sol e da praia”, destaca a secretária de Turismo da Cidade do Rio de Janeiro, Daniela Maia. “Ao ocupar esse espaço, fortalecemos a imagem da cidade, estimulamos a economia local, valorizamos nossas cadeias produtivas e geramos novas oportunidades para o turismo e para o setor gastronômico – completa.
Chefs e programação
No Madrid Fusión, o Rio conta com uma comitiva de nove chefs que representam a cidade em diferentes formatos de participação, incluindo palestras, demonstrações culinárias e degustações, além de uma série de ações especiais no estande do Rio de Janeiro, criado para promover uma verdadeira imersão no lifestyle e na identidade gastronômica carioca. Assim, a presença do Rio é ampliada em diferentes frentes do congresso, proporcionando diálogo com públicos diversos.
No auditório principal do congresso, se apresentam Rafa Costa e Silva, do Lasai (2 Estrelas Michelin), e Claude Troisgros, um dos nomes mais emblemáticos da gastronomia carioca, que participa ao lado de Jéssica Trindade, chef das duas casas que mantém no Rio, Chez Claude e Madame Olympe.
João Paulo Frankenfeld, da Casa 201 (1 Estrela Michelin), se apresenta no Madrid Fusión Experience – auditório polivalente com caráter mais experiencial, com degustação. Gerônimo Athuel, do Ocyá, debate o futuro da gastronomia no espaço Dreams, enquanto Paula Prandini, do Empório Jardim, apresenta a confeitaria carioca no Pastry. No espaço tradicionalmente dedicado à degustação de vinhos (Wine Edition), o Rio chega com a Cachaça 7 Engenhos.
Kátia Barbosa (Aconchego Carioca e Sofia), Monique Gabiatti (Polvo Bar, Polvo Marisqueria e Belisco) e João Diamante (Dois de Fevereiro) assinam o cardápio do estande do Rio, da sala VIP e do coquetel servido na abertura. O espaço de 100 metros quadrados destinado à cidade convidada recria o clima descontraído inigualável dos botequins cariocas, e, além de servir café da manhã, almoço e caipirinhas no happy hour, recebe os demais chefs da comitiva para cooking shows ao longo dos três dias de evento. O trio se apresenta, ainda, no HUB 360, um espaço para workshops e interação ainda mais próxima com o público da feira.
Madrid Fusión
Fundado em 2003, o Madrid Fusión Alimentos de España é reconhecido como um dos mais importantes congressos internacionais de gastronomia contemporânea. Realizado anualmente na capital espanhola, o evento reúne alguns dos principais chefs do mundo, além de restaurateurs, produtores, pesquisadores, profissionais do setor e jornalistas especializados, consolidando-se como uma plataforma global de inovação, tendências e reflexão sobre o futuro da culinária. Para destinos convidados, o Madrid Fusión representa uma oportunidade estratégica de ampliar visibilidade internacional, fortalecer reputação gastronômica, atrair turistas e impulsionar conexões culturais e comerciais no cenário global. Com a presença no Madrid Fusión 2026, o Rio reforça seu posicionamento como um destino que alia belezas naturais e riqueza cultural a uma oferta gastronômica autêntica, diversificada e cada vez mais reconhecida internacionalmente.
MADRID FUSIÓN EM NÚMEROS:
– 26.104 pessoas em 2025
– 289 speakers
– 1.874 congressistas
– 1.357 jornalistas credenciados
– 121 estrelas Michelin
– 232 expositores
– 26.580 metros quadrados de área de exposições
– Mais de 15 milhões de pessoas impactadas por inserções de imprensa sobre o evento
– Impacto econômico em 2025 (fonte: OnClusive): $ 102,3 milhões de Euros
CHEFS COMITIVA RIO DE JANEIRO
CLAUDE TROISGROS
Claude Troisgros é um dos chefs mais importantes da história da gastronomia brasileira e construiu com o Rio de Janeiro uma relação profunda, afetiva e transformadora. Radicado na cidade desde os anos 1980, Claude foi pioneiro ao unir a técnica francesa de sua família, uma das mais tradicionais da França, aos ingredientes, sabores e irreverência do Brasil, ajudando a definir o conceito da cozinha franco-brasileira. No Rio, consolidou sua trajetória com restaurantes que se tornaram referência. Atualmente tem dois endereços na cidade: Madame Olympe e Chez Claude. A partir do Rio, Claude formou cozinheiros, influenciou movimentos e projetou a gastronomia brasileira para o mundo, tornando-se um personagem indissociável da identidade culinária da cidade.
GERÔNIMO ATHUEL
Gerônimo Athuel é o chef e idealizador do Ocyá, restaurante carioca localizado em uma Ilha, indicado pelo Guia Michelin. No Rio de Janeiro, construiu uma atuação profundamente ligada à pesca artesanal e sustentável, trabalhando lado a lado com pescadores locais, respeitando os ciclos do mar e valorizando espécies nativas pouco exploradas. Sua pesquisa busca preservar saberes tradicionais, estimular práticas responsáveis e promover uma relação ética entre consumo, território e natureza. Ao transformar o pescado em narrativa gastronômica, Gerônimo se tornou uma das principais vozes na defesa do mar e da cultura pesqueira na cidade do Rio de Janeiro, usando a cozinha como ferramenta de conscientização e impacto real.
JÉSSICA TRINDADE
Jessica Trindade é uma chef carioca que se destaca pela sensibilidade e elegância à frente de cozinhas emblemáticas do Rio de Janeiro. No comando do Madame Olympe, imprime uma gastronomia contemporânea, delicada e autoral, marcada pelo cuidado com os ingredientes e insumos de pequenos produtores locais. Já no Chez Claude, dá continuidade ao legado da cozinha franco-brasileira de Claude Troisgros, equilibrando tradição e leveza com um olhar atual. Seu trabalho consolida Jessica como um dos nomes mais consistentes da nova geração da alta gastronomia carioca.
JOÃO DIAMANTE
João Diamante é um chef radicado no Rio de Janeiro, criado em uma favela, Complexo do Andaraí, que transformou a própria trajetória em potência criativa e social. Encontrou na gastronomia um caminho de afirmação, unindo técnica, identidade e propósito. No Rio, comanda o restaurante Dois de Fevereiro, onde celebra a cultura e a culinária afro-brasileira por meio de pratos cheios de memória, ancestralidade e significado. Fundador do Diamantes na Cozinha, Diamante é hoje uma das vozes mais importantes da gastronomia brasileira quando o tema é impacto social, pertencimento e transformação por meio da comida. Em 2024 recebeu o prêmio Champions of Change, do The World’s 50 Best Restaurants.
JOÃO PAULO FRANKENFELD
O chef João Paulo Frankenfeld é carioca e comanda o restaurante Casa 201, 1 estrela Michelin, no Jardim Botânico, e o casual dining Balcão 201, no Leblon, ambos no Rio de Janeiro. Formado pelo Institut Paul Bocuse / Institut Lyfe, construiu parte da sua trajetória profissional na Europa, trabalhando em casas de alta gastronomia e fortalecendo uma base técnica bem clássica.
Na Casa 201, seu restaurante mais autoral, imprime uma cozinha de forte inspiração francesa, mas com ingredientes brasileiros e execução precisa, em uma experiência intimista e focada em menu degustação. O restaurante conquistou 1 Estrela Michelin em 2025, consolidando o chef como um dos nomes de destaque da nova alta gastronomia carioca. Entre reconhecimentos, foi eleito chef do ano em diversas premiações na cena local.
KÁTIA BARBOSA
Kátia Barbosa é uma das chefs mais importantes do Rio de Janeiro e a grande responsável por elevar o boteco carioca ao status de patrimônio gastronômico com seu famoso petisco “bolinho de feijoada”. À frente do Aconchego Carioca e do Sofia, construiu uma cozinha que valoriza receitas afetivas, sabores populares e técnicas bem executadas, resgatando a identidade dos bares de bairro com olhar autoral e respeito à tradição. Seu trabalho foi decisivo para reposicionar os botecos no centro da cena gastronômica, inspirando novas gerações de cozinheiros e reforçando o boteco como espaço de cultura, memória e convivência no Rio de Janeiro.
MONIQUE GABIATTI
Monique Gabiatti desenvolve, nos seus restaurantes cariocas – Polvo Bar, Marisqueria e Belisco – um trabalho consistente e sensível com produtos do mar, guiado por frescor, sazonalidade e respeito ao ingrediente. Sua cozinha valoriza peixes e frutos do mar tratados com técnica precisa e intervenções mínimas, deixando o sabor falar alto. Com olhar atento para a origem e pesca local de pescadores e para o ritmo da pesca, Monique constrói pratos elegantes com insumos de pequenos produtores locais e contemporâneos que dialogam com o litoral e a cultura alimentar do Rio de Janeiro, consolidando uma identidade autoral marcada pela leveza, clareza e profundidade de sabor.
PAULA PRANDINI
Paula Prandini é chef confeiteira e uma das grandes referências da confeitaria contemporânea brasileira. À frente do premiado Empório Jardim, no Rio de Janeiro, construiu um trabalho autoral que une técnica clássica, afeto e memória, valorizando ingredientes de qualidade e receitas com identidade. Sua cozinha doce, e também salgada, é marcada pela elegância despretensiosa, pelo cuidado artesanal e por uma leitura contemporânea do conforto, tornando seus espaços pontos de encontro emblemáticos da cena gastronômica carioca.
RAFA COSTA E SILVA
Rafa Costa e Silva é um dos chefs mais influentes da gastronomia contemporânea brasileira e o nome por trás do Lasai, no Rio de Janeiro. No restaurante, que detém 2 estrelas Michelin, desenvolve uma cozinha autoral de extrema precisão, centrada em ingredientes orgânicos, muitos deles cultivados em hortas próprias, e em uma relação direta com pequenos produtores. Seu trabalho valoriza técnica, sazonalidade e profundidade de sabor, com menus que mudam constantemente e refletem o território e o tempo. À frente do Lasai, Rafa consolidou um projeto radicalmente autoral e colocou o Rio no centro do debate da alta gastronomia internacional, tendo conquistado posições relevantes em rankings mundiais como The World’s 50 Best Restaurants.
