Carnaval 2026 terá megaoperação integrada da Prefeitura – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro
Serão sete dias de desfiles na Sapucaí – Rafael Catarcione/Prefeitura do Rio A Prefeitura do Rio apresentou, nesta quinta (5/2), no Centro de Operações Rio (COR), o Plano Operacional para o Carnaval 2026. A expectativa é que cerca de 8 milhões de pessoas circulem pela cidade ao longo dos dias de folia. Somente no Sambódromo da Marquês de Sapucaí, estão previstos sete dias de desfiles, envolvendo a Série Ouro, o Grupo Especial e as Escolas Mirins.
Assim como no ano passado, o Grupo Especial contará com três noites de apresentações, reunindo quatro escolas por dia, enquanto a Série Ouro desfilará em dois dias. Já a Estrada Intendente Magalhães receberá seis dias de desfiles, distribuídos entre as séries Prata e Bronze, além dos Blocos de Enredo e dos Grupos de Avaliação.
A programação inclui ainda mais de 30 Bailes Populares espalhados por diferentes regiões da cidade, os desfiles dos Blocos de Embalo e de Enredo na Avenida Chile, além do tradicional Baile e Concurso Folião Original, na Cinelândia.
Outro destaque é o Terreirão do Samba, na Praça Onze, que receberá mais de 40 artistas ao longo do período carnavalesco. A expectativa é de um público diário em torno de 10 mil pessoas. Durante a apresentação do plano, cada órgão municipal envolvido detalhou suas estratégias para a atuação nos desfiles da Sapucaí e da Intendente Magalhães, incluindo operações de trânsito, limpeza urbana, segurança, saúde e ordenamento público.
O presidente da Riotur, Bernardo Fellows, destacou a expertise da cidade na organização de produções de grande porte e o esforço permanente para aprimorar a operação do Carnaval.
— O Rio tem uma vocação histórica para receber grandes eventos. Estamos trabalhando de forma integrada com órgãos públicos e privados para garantir organização, segurança e conforto para cariocas e turistas. A expectativa é de mais um Carnaval inesquecível para a cidade — afirmou.

COR-Rio terá mais de 400 câmeras, drones e base avançada na Sapucaí
O Centro de Operações e Resiliência da Prefeitura do Rio (COR-Rio) preparou um esquema especial para o Carnaval 2026, com mais de 500 operadores, que vão trabalhar em diferentes turnos. Para os desfiles na Marquês de Sapucaí, mais de 400 câmeras serão utilizadas, além de drones e uma unidade avançada na Passarela do Samba.
Por meio dos equipamentos, equipes do COR-Rio irão acompanhar, em tempo real, os deslocamentos das alegorias das escolas de samba que desfilarão no Sambódromo. As agremiações do Grupo Especial serão monitoradas entre a Cidade do Samba, na Gamboa, e a concentração na Avenida Presidente Vargas. Já os carros alegóricos das escolas da Série Ouro terão o deslocamento acompanhado a partir de seus barracões, no Caju, São Cristóvão e Santo Cristo. Nos dois grupos, a cobertura de câmeras será feita por toda a Zona Portuária até a região da Sapucaí.
O embarque e desembarque pelas estações de trem, VLT e metrô localizadas na Central do Brasil, Praça Onze e Estácio também serão monitorados para acompanhar a movimentação dos foliões. Os dispositivos também estarão voltados para o monitoramento das interdições de trânsito, bem como dos desvios e das rotas alternativas. Além disso, três drones serão utilizados exclusivamente no perímetro da Marquês da Sapucaí. Os equipamentos vão gerar imagens ao COR-Rio e, em caso de qualquer ocorrência emergencial nos desfiles, o acionamento das equipes operacionais ocorre de maneira imediata. Além disso, uma unidade avançada do COR-Rio estará posicionada na entrada do Sambódromo, com operadores monitorando os acessos e as ações dos órgãos na região durante os dias de desfiles.
No Carnaval da Intendente Magalhães, na Zona Norte da cidade, o monitoramento será realizado com o auxílio de 60 câmeras instaladas no perímetro, nos bairros de Campinho, Oswaldo Cruz, Praça Seca, Madureira e Cascadura. Um drone também será utilizado nos dias de desfiles para ampliar a capacidade de análise dos operadores na Sala de Situação.
Durante os dias de desfiles, as imagens das câmeras e dos drones serão transmitidas no videowall em um layout especial desenvolvido para facilitar o trabalho dos operadores mobilizados no Centro de Operações. O COR-Rio conta com mais de 5.500 câmeras próprias posicionadas em diferentes pontos da cidade.
Turistas e cariocas devem baixar o aplicativo COR.Rio para estarem conectados com as principais ocorrências: bloqueios de trânsito, previsão do tempo e interdições. O aplicativo do COR é gratuito, está disponível para Android e iOS nas lojas virtuais de aplicativos, e conta com versões em português, espanhol, inglês, francês e chinês. Vale lembrar que as interdições provocadas pelos desfiles também serão disponibilizadas no aplicativo Waze, parceiro do COR-Rio, evitando assim que o usuário fique retido em congestionamentos provocados pelos desfiles.
Fiscalização, tecnologia e patrulhamento marcam operação na avenida
A operação especial da Secretaria Municipal de Ordem Pública (SEOP) e da Guarda Municipal do Rio (GM-Rio) para os desfiles das Escolas de Samba no Sambódromo, no Centro do Rio, e para os outros pontos com festas como a Estrada Intendente Magalhães e a Avenida República do Chile, vai contar com o emprego de 950 agentes por dia de desfile. A operação terá início na quinta-feira (12/02) com ações preventivas de monitoramento e fiscalização de trânsito e vai se estender até o sábado, dia 21/02, quando acontece o Desfile das Campeãs. Serão utilizadas 60 viaturas, além de oito reboques e um caminhão para dar suporte ao efetivo.
As equipes da SEOP e da GM-Rio atuarão na área externa e na área interna do Sambódromo para promover o ordenamento urbano e a segurança dos foliões, além de prestar auxílio em situações emergências. No interior do Sambódromo, as equipes atuarão no entorno dos postos de saúde que serão montados no local e também nos acessos às arquibancadas. Equipes da Ronda Maria da Penha (RMP) também estarão presentes em pontos estratégicos da Sapucaí, atuando na coerção a flagrantes de violência contra a mulher e no acolhimento emergencial, além da divulgação da Rede de Atendimento Especializado, em apoio a Secretaria Especial de Políticas e Promoção da Mulher. O uso de tecnologia será fundamental para o deslocamento das equipes. Por isso, imagens das câmeras do Centro de Operações e Resiliência (COR-Rio) e o uso de drones serão fundamentais para auxiliar os agentes da Ordem Pública.
Na área externa, o foco da atuação será em suporte aos bloqueios viários e também às ações dos fiscais da Subsecretaria de Operações e da Coordenadoria de Controle Urbano (CCU) no ordenamento do comércio ambulante. Serão 81 pontos de bloqueio viário cobertos pela GM-Rio. Os guardas municipais ainda atuarão na coerção a delitos, promovendo ações de patrulhamento preventivo. As equipes da Coordenadoria Especial de Transporte Complementar (CETC) e Gerência de Fiscalização de Estacionamentos e Reboques (GFER) vão atuar no entorno para coibir as vans piratas e o estacionamento irregular. A GM-Rio também atuará na fiscalização da área de manobra dos carros alegóricos que acessam a Sapucaí durante o desfile, na Avenida Frei Caneca e ruas de interseção.
As equipes empenhadas na operação serão auxiliadas por profissionais que estarão em assentos na Sala de Situação do COR-Rio para dar mais agilidade no atendimento a demandas e situações que exijam intervenção das equipes da GM-Rio e da SEOP. Haverá ainda a distribuição de pulseiras de identificação para crianças pelos guardas municipais durante o desfile das Escolas de Samba.
Secretaria da Mulher reforça proteção no Carnaval com ações integradas
Operação inclui atendimentos especializados, campanhas informativas, parceria com Airbnb, Ministério Público, concessionárias de transporte e ações visuais em espaços públicos da cidade.
A Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres e Cuidados do Rio de Janeiro (SPM-Rio) preparou uma ampla operação para o Carnaval 2026, com foco na prevenção e no enfrentamento à violência contra mulheres em diferentes frentes da cidade. As ações reúnem atendimento especializado nos principais circuitos da festa, campanhas educativas em espaços públicos, parcerias institucionais e estratégias de comunicação para ampliar o acesso à informação e à rede municipal de proteção.
Durante o período da folia, a SPM-Rio estará presente nos principais pontos do Carnaval com equipes técnicas capacitadas para oferecer acolhimento imediato, orientação e encaminhamento. Serão instalados postos fixos de atendimento na Marquês de Sapucaí, na Intendente Magalhães e na Fan Fest do Carnaval, em Copacabana, com atuação de assistentes sociais, psicólogas e advogadas.
Além disso, equipes de mobilizadoras circularão pelos blocos de rua e pelo Carnaval dos Parques, entre os dias 12 e 22 de fevereiro, realizando ações informativas, identificação de situações de risco e distribuição de materiais da campanha Carnaval + Seguro para Mulheres.
A campanha também contará com a adesivação de banheiros dos camarotes, com mensagens claras de enfrentamento à violência e QR Codes que direcionam para a plataforma www.mulher.rio. A iniciativa é realizada em parceria com o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), ampliando o alcance das informações de orientação e denúncia também nos espaços privados da festa.
Em parceria com a Dream Factory, produtora do Carnaval do Rio, a Secretaria levará a campanha aos blocos de rua, com a instalação de cartazes informativos nos banheiros desses eventos. A colaboração prevê ainda uma ação visual de grande impacto em Copacabana, com a instalação de um cubo de LED fixado na esquina da Avenida Princesa Isabel com a Avenida Atlântica, exibindo mensagens informativas ao longo do Carnaval.
O conteúdo veiculado traz o alerta: “75% das mulheres já sofreram assédio. No Carnaval, isso não pode ser normal. Carnaval é diversão. Respeito é viver segura. Peça ajuda”, com direcionamento para o site www.mulher.rio e para o WhatsApp da SPM-Rio.
Outra frente importante da operação é a comunicação nos sistemas de transporte público. Em parceria com a Rio Ônibus, RioTer e ÔnibusPainel, a Secretaria irá veicular teasers informativos em painéis digitais de terminais estratégicos da cidade, como o Terminal Paulo Portela, Terminal Alvorada (Barra da Tijuca, incluindo BRT e ônibus urbanos) e Terminal Campo Grande. As peças audiovisuais, sem áudio, reforçarão mensagens de prevenção à violência e direcionamento ao www.mulher.rio, alcançando milhares de pessoas em circulação diária pela cidade.
Além disso, em parceria com a Secretaria Municipal de Conservação, serão instaladas placas físicas com a chamada “Peça Ajuda”, que também irá direcionar ao site da Secretaria.
No campo do turismo, a SPM-Rio firmou uma parceria inédita com o Airbnb para ampliar o acesso à informação entre visitantes. A plataforma passará a incluir, em seu manual anual distribuído aos hóspedes, um conteúdo institucional da Secretaria com orientações sobre como identificar situações de violência, os principais tipos de agressão — física, psicológica, moral, sexual, obstétrica e patrimonial — e onde buscar ajuda no Rio de Janeiro.
O material apresenta os equipamentos da rede municipal, como o Abrigo Sigiloso, as Casas da Mulher Carioca, as Salas da Mulher Cidadã, os Núcleos Especializados de Atendimento à Mulher (NEAM), os Núcleos Especializados de Atendimento Psicológico (NEAP) e os Centros Especializados de Atendimento à Mulher (CEAM), além do acionamento do 190 em situações de risco imediato.
Mais de 2.500 toneladas retiradas de redes e canais do Sambódromo
A Fundação Rio-Águas realiza serviços de prevenção de alagamentos na região do Sambódromo. Os trabalhos foram iniciados em dezembro e estão em fase de conclusão. Já foram retiradas mais de 2500 toneladas de resíduos dos canais da região do Centro do Rio e das redes de drenagem do Sambódromo e do entorno. O Canal do Mangue recebeu limpeza no trecho da Avenida Presidente Vargas, assim como o Rio Papa-Couve, que corre sob a Rua Marquês de Sapucaí. Equipes ainda atuam na desobstrução de galerias pluviais de ruas do entorno da Passarela do Samba, com o auxílio de um caminhão vacall. Os trabalhos serão concluídos na próxima semana.
Comlurb reforça limpeza e instala contêineres nos pontos de folia
A Comlurb programou uma megaoperação especial de limpeza para os desfiles no Sambódromo, na Intendente Magalhães, e na Avenida Chile – Bira Presidente, além dos bailes populares nos bairros e na Cinelândia. A Companhia vai atuar com 1.943 garis diariamente, em todos os pontos de folia. A Companhia está disponibilizando contêineres de 240 litros e os de alta capacidade em todos os locais com concentração de público, para facilitar o descarte de resíduos por parte dos foliões.
O grande espetáculo das escolas de samba, no Sambódromo, contará com 873 garis em cada um dos sete dias de desfiles (três do Grupo Especial, Dois da Série Ouro, um das Escolas Mirins e o Desfile das Campeãs), que vão trabalhar com apoio de 14 caminhões compactadores, seis caminhões basculantes, 20 sopradores, 12 mini varredeiras, duas jateadeiras, e uma pipa d’água para lavagem da pista de desfiles com água de reuso. Serão instalados 1.000 contêineres de 240 litros e duas caixas compactadoras de 15 m³ no interior da Passarela do Samba para que os sambistas e o público possam fazer o descarte correto de seus resíduos.
Todo o entorno da Passarela do Samba também receberá limpeza diferenciada. A operação noturna contará com 364 Garis e 35 agentes de limpeza urbana. Já na operação diurna serão 141 Garis e 22 agentes de limpeza urbana. Entre veículos e equipamentos, serão utilizados diariamente, em toda a parte externa do Sambódromo, incluindo as vias de acesso: quatro caminhões compactadores, dois caminhões mini basculantes (satélites), e quatro pipas d´água e duas vans motobomba para limpeza hidráulica com água de reuso. Após cada dia de desfiles, uma varredeira de grande porte dará apoio à limpeza final. Serão disponibilizados 70 contêineres de alta capacidade e 50 de 240 litros para o descarte correto de resíduos.
Para os desfiles das escolas de samba das Séries Prata e Bronze, no palco montado na Estrada Intendente Magalhães, em Campinho, a Comlurb vai destacar 123 garis e 33 agentes de limpeza urbana na operação noturna, e 42 garis e seis agentes de limpeza urbana na operação diurna, diariamente. Serão utilizados cinco caminhões compactadores, duas mini varredeiras, uma varredeira de grande porte ao final de cada dia de desfiles, um carrinho elétrico e dois mini basculantes (satélites). A lavagem das ruas será feita com quatro pipas d’água e duas vans motobomba, que utilizam água de reuso. Serão disponibilizados 428 contêineres de alta capacidade e 100 contêineres de 240 litros para o descarte correto de resíduos.
Em todos os locais de folia a Comlurb fará a limpeza antes, durante e após os eventos, com varrição mecanizada e remoção e coleta dos resíduos gerados. A Companhia estará com equipe de limpeza em todos os bailes populares da Cinelândia, durante os quatro dias oficiais de carnaval. O efetivo diário é de 40 garis, que vão realizar os serviços com apoio de um caminhão compactador para remoção e coleta dos resíduos, uma varredeira de grande porte ao final de cada dia de baile e uma pipa d´água para limpeza hidráulica com água de reuso e sabão. Serão disponibilizados 50 contêineres de alta capacidade em todo o entorno da Cinelândia. Já na Avenida Chile – Bira Presidente, durante os desfiles dos blocos de enredo, a Companhia contará com 80 garis por dia, que vão realizar o trabalho com um caminhão compactador e uma pipa d’água. Serão distribuídos 100 contêineres de alta capacidade em todo o entorno da avenida de desfiles e acessos.
Para a limpeza dos bailes populares que serão realizados em diversos bairros da Zona Norte, durante os quatro dias de carnaval, a Comlurb destacou 280 garis por dia, divididos em todos os bailes. Cada um dos pontos contará com um caminhão compactador para remoção dos resíduos, uma varredeira de grande porte ao fim de cada dia de desfiles, e uma pipa d’água para limpeza hidráulica com água de reuso. Serão instalados contêineres de 240 litros e os de alta capacidade, em todos os bailes.

Secretaria de Conservação renova asfalto da Sapucaí e reforça ações preventivas
Para a implantação do novo sistema de som da Passarela do Samba, a Secretaria de Conservação executou a instalação de dez dutos transversais ao longo de toda a extensão da Sapucaí. As estruturas abrigam os cabos de sonorização, além de condutores de energia elétrica e iluminação cênica, eliminando a presença de fios expostos na pista.
Concluída essa etapa, toda a avenida recebeu novo asfalto, garantindo melhores condições para os ensaios técnicos e para os desfiles do Carnaval 2026. O investimento da Secretaria de Conservação nos serviços foi de 927 mil reais.
Para prevenir alagamentos durante os desfiles em caso de chuva, equipes da Operação Abre Ralo, em conjunto com a Coordenação de Operações Especiais da Secretaria de Conservação, estarão de plantão na Sapucaí. As ações incluem limpeza, desobstrução de ralos e bueiros e nivelamento de fissuras, assegurando o escoamento adequado da água e a continuidade da festa.
Após o sucesso da iniciativa no ano passado, a Secretaria de Conservação volta a aplicar essências aromatizantes nos bueiros da Sapucaí desde o primeiro desfile. As aplicações serão feitas após a passagem de cada escola, proporcionando mais conforto aos sambistas e ao público. Neste ano, as essências contarão com novos aromas. Em 2025, foram realizadas 138 aplicações nos 46 ralos do Sambódromo.
Operação especial de transportes para os desfiles das escolas de samba
A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Transportes (SMTR), preparou uma operação especial para o sistema de transporte público durante os desfiles do Carnaval 2026. A orientação é que a população planeje suas viagens com antecedência, em razão das interdições previstas no entorno do Sambódromo, no Centro, e da Estrada Intendente Magalhães, na Zona Norte.
Durante os dias de desfile, haverá reforço na operação dos serviços noturnos de ônibus que atendem a região do Sambódromo, com linhas integradas ao Terminal Gentileza, ampliando as opções de deslocamento para o público. Estão previstas as linhas SN104 (Terminal Gentileza x São Conrado), SN474 (Méier x Copacabana), SN209 (Caju x Candelária), SN298 (Acari x Castelo), SN624 (Mariópolis x Praça da República) e SN312 (Penha x Candelária).
Nos dias dos desfiles da Série Especial, em 15, 16 e 17 de fevereiro, os serviços 60 e 80 do BRT, que já operam 24 horas, terão reforço de frota a partir do Terminal Gentileza, enquanto os demais serviços com operação ininterrupta seguirão funcionando normalmente em toda a cidade. Para os desfiles na Estrada Intendente Magalhães, a recomendação é que o público utilize as estações Campinho ou Pinto Teles, que terão horário especial de funcionamento. O retorno após os desfiles deverá ser feito pelo Terminal Paulo da Portela, a partir das 4h, ou pela estação Madureira–Manaceia, aberta 24 horas.
O serviço de táxi também contará com esquema específico no entorno dos desfiles. O Setor Par será destinado ao ponto dos táxis credenciados do Táxi.Rio, localizado na Rua Afonso Cavalcanti, esquina com a Rua Carmo Neto. Entre os dias 13 e 17 de fevereiro, além do dia 21, o acesso dos táxis às áreas bloqueadas seguirá as seguintes regras: o início do bloqueio será às 19h; até as 20h, todos os táxis com passageiros poderão acessar para desembarque; das 20h até o fim do bloqueio, somente os veículos do Táxi.Rio credenciados com QR Code terão autorização; e os táxis especiais para pessoas com deficiência poderão acessar a área de bloqueio sem restrições.
Assistência Social identifica crianças com pulseiras e oferece espaço de convivência a filhos de ambulantes
A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) do Rio vai intensificar as ações de proteção a crianças e adolescentes durante o Carnaval 2026. A campanha deste ano tem como lema “Proteger é o nosso enredo” e reúne espaço de convivência para filhos de ambulantes, identificação com pulseiras e ações de prevenção no Sambódromo e em outros pontos da cidade.
Durante os desfiles da Série Ouro (13 e 14 de fevereiro), do Grupo Especial (15, 16 e 17) e do Sábado das Campeãs (21), crianças e adolescentes serão identificados com pulseiras contendo nome e telefone dos pais ou responsáveis. A medida contribui para o rápido reencontro e garante mais segurança e tranquilidade às famílias.
As equipes da SMAS atuarão de forma itinerante e em pontos fixos. No Sambódromo, haverá tendas da Assistência Social nos acessos aos setores 1 e 2 (Rua Benedito Hipólito), na dispersão (Rua Frei Caneca) e nos acessos aos setores 8 e 9.
A iniciativa também será realizada nos desfiles da Intendente Magalhães, que receberá a Federação dos Blocos (Grupo 1) no dia 14, a Série Prata nos dias 15 e 16, o Grupo de Avaliação no dia 17 e a Série Bronze nos dias 20 e 21.
Espaço de Convivência – Entre os dias 14 e 17 e no dia 21, filhos de ambulantes que trabalham no Sambódromo ou no entorno poderão ser atendidos em um espaço de convivência para crianças de 4 a 12 anos. O serviço funcionará das 18h às 6h, no EDI Rachel de Queiroz, na Avenida Presidente Vargas, próximo ao Sambódromo, com 50 vagas por noite. O local contará com alimentação, atividades recreativas e área de descanso. Profissionais da SMAS farão busca ativa no entorno da Passarela do Samba, e os ambulantes também poderão procurar espontaneamente as equipes identificadas com coletes.
Prevenção na dispersão – A SMAS também realizará a campanha “Dispersão não é lugar de diversão”, voltada à prevenção de acidentes na Praça da Apoteose, durante os desfiles da Série Ouro, do Grupo Especial e do Sábado das Campeãs.
Educadores e assistentes sociais vão orientar pais e responsáveis sobre os riscos da permanência de crianças na área de dispersão, onde há circulação de carros alegóricos e guindastes. Crianças não poderão permanecer no local após as apresentações.
Além dessas iniciativas, a SMAS atuará na abordagem social de pessoas em situação de vulnerabilidade, na busca ativa por crianças e adolescentes perdidos, no acolhimento institucional temporário, quando necessário, e na promoção das campanhas de erradicação do trabalho infantil e de enfrentamento à violência sexual.
RioLuz preparou uma operação especial de iluminação e monitoramento
Na Passarela do Samba, foram instalados 570 refletores (510 voltados para a pista), torres com moving lights e refletores RGBW, além de 24 km de fibra óptica, 14 câmeras integradas à sala de controle, quatro TVs com imagens em tempo real e um sistema de projeção 3D.
No entorno do Sambódromo, o reforço inclui 232 refletores e 100 câmeras entre a Avenida Francisco Bicalho e a Central do Brasil. A Operação Caça-Fios atuou em todo o trajeto da Cidade do Samba à Sapucaí. Durante os desfiles, 128 colaboradores ficarão de plantão, assim como três caminhões cesto-aéreo.
A atuação se estende a outros pólos: na Intendente Magalhães, houve manutenção completa, reforço com 104 projetores e operação Caça-Fios, com 36 profissionais de plantão. No Terreirão do Samba, a RioLuz garante iluminação, energia do palco e equipe de 15 colaboradores. A empresa também apoia cerca de 300 eventos na cidade com chaves de energia e pontos de iluminação.
Folia Verde reforça ações de sustentabilidade e compensação ambiental na festa
Iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente e Clima (SMAC), a campanha Folia Verde reafirma o compromisso de transformar a maior festa popular do país em um modelo de sustentabilidade, com o reforço do programa Planta+Rio para o Carnaval 2026. Cerca de 450 profissionais estão mobilizados neste ano, entre catadores de recicláveis e integrantes do programa Guardiãs das Matas, que reúne lideranças comunitárias femininas.
O objetivo é promover boas práticas ambientais nos blocos de rua da cidade e também nos desfiles da Marquês de Sapucaí e da Estrada Intendente Magalhães, na Zona Norte; reduzindo, assim, a emissão de gases do efeito estufa (GEE).
Com a articulação do Planta+Rio serão promovidas ações de compensação ambiental associadas à maior festa popular do país, incluindo plantio de mudas de espécies nativas da Mata Atlântica, recuperação de áreas verdes e de espaços públicos e ações de sensibilização sobre a importância da arborização urbana e das soluções baseadas na natureza.
Outros profissionais da campanha Folia Verde também interagem com os foliões em ações de educação ambiental com ‘quiz’ educativo e distribuição de brindes. Neste ano, a iniciativa envolve pelo menos 25 blocos, incluindo megablocos, que recebem o ‘Selo Folia Verde’.
CET-Rio monta operação especial de trânsito para desfiles e blocos
A Companhia de Engenharia de Tráfego do Rio de Janeiro (CET-Rio) montou esquemas especiais de trânsito para garantir a segurança viária no Carnaval do Rio 2026 para os desfiles das escolas de samba no Sambódromo e na Intendente Magalhães, e dos blocos no Circuito Avenida Chile Bira Presidente.
As operações visam reduzir os impactos na mobilidade da cidade e promover a fluidez do trânsito nas regiões do Centro e da Zona Norte. Em média, 310 operadores de trânsito estarão empenhados nos pontos de bloqueio e na orientação dos motoristas, além de guardas municipais e de controladores de tráfego, com o apoio de 30 viaturas, 45 motocicletas e 24 reboques.
Para a sinalização das vias e orientação aos condutores, a CET-Rio prevê a utilização de 2.500 cones e bombonas nos bloqueios de tráfego, além de 900 galhardetes e faixas com orientações sobre o esquema de trânsito. No total, 36 painéis de mensagens variáveis serão utilizados para informar motoristas sobre as interdições e orientar sobre desvios e rotas alternativas.
As condições do trânsito serão monitoradas por técnicos no Centro de Operações e Resiliência (COR), quanto a eventuais impactos e, se necessário, os tempos semafóricos serão ajustados para melhorar a fluidez nas rotas alternativas e nos principais corredores de tráfego da região.
Recomendações – A CET-Rio orienta à população a programar seus deslocamentos com antecedência, priorizando o uso do transporte público coletivo, como trem, VLT, barcas e metrô devido ao grande número de interdições de vias e em razão da constante movimentação de carros alegóricos. Não haverá estacionamento dedicado aos eventos, por isso é importante que todos os motoristas respeitem as proibições, assim com as demais sinalizações instaladas na região e sigam as orientações dos agentes e apoiadores de trânsito. Todos os pedestres deverão realizar a travessia nos locais sinalizados, como as faixas de pedestres, sempre observando as orientações dos agentes de trânsito.
SAMBÓDROMO – Desfiles das Escolas da Série Ouro (13 e 14/02) e do Grupo Especial (15, 16 e 17/02) – As intervenções no trânsito terão início na madrugada de quinta (12/02) para sexta-feira (13/02), com os deslocamentos dos carros alegóricos das agremiações localizadas em diversos bairros, como Caju, São Cristóvão, Santo Cristo, Centro e Estácio. As interdições iniciam à 0h, com o fechamento da pista central da Avenida Presidente Vargas, no sentido Praça da Bandeira, a partir da Avenida Rio Branco. A partir das 11h será fechada a Avenida Presidente Vargas, pista central, sentido Candelária, para reposicionamento dos carros alegóricos. Serão interditados, também, trechos da Rua Afonso Cavalcanti e da Rua Benedito Hipólito para a preparação do Sambódromo.
Às 15h serão interditadas as demais vias do entorno imediato do Sambódromo para conclusão dos preparativos dos desfiles da Série Ouro: Rua Júlio do Carmo, entre o acesso B da estação do metrô (Praça 11) até acesso à Sapucaí e Avenida Salvador de Sá, entre a rua Carmo Neto e a rua Frei Caneca. Nesse horário ocorrerá também a liberação da pista central da Avenida Presidente Vargas, no sentido Praça da Bandeira.
Às 17h será interditado o acesso à Avenida Presidente Vargas, a partir da Avenida Francisco Bicalho e da Praça da Bandeira, assim como a pista lateral no sentido Candelária, até a Praça da República. Nesse horário, as demais vias do entorno ao Sambódromo também serão fechadas, entre elas o restante da Rua Afonso Cavalcanti e a Rua de Santana.
O trânsito no sentido Centro será desviado para a Avenida Paulo de Frontin e posteriormente para a Rua Itapiru (veículos procedentes da Avenida Francisco Bicalho) ou Rua Haddock Lobo (para os veículos procedentes da Praça da Bandeira). Será fechado, ainda, o acesso para a Avenida Paulo de Frontin, no sentido Centro, do fluxo proveniente do Túnel Rebouças, com o trânsito desviado para a Rua Santa Alexandrina.
Os retornos existentes na Avenida Paulo de Frontin, altura da Cidade Nova, também estarão fechados. Os motoristas, em direção ao Centro, deverão seguir até a altura da Rua do Bispo, onde irão virar à esquerda na Praça Condessa Paulo de Frontin, em direção à Rua Estrela. Às 19h30 serão interditadas a Rua Frei Caneca e a Avenida Trinta e Um de Março.
A partir da meia-noite de sexta para sábado (14/02), a pista central da Avenida Presidente Vargas, sentido Praça da Bandeira, será novamente interditada ao tráfego de veículos, a partir da Avenida Passos para a chegada dos carros alegóricos. No sábado (14/03), a partir das 8h, será reaberta a pista central da Avenida Presidente Vargas, no sentido Candelária, assim como a Rua Frei Caneca e a Avenida Trinta e Um de Março, para garantir o acesso ao Centro. As vias só voltarão a ser fechadas, respectivamente, às 12h, 17h e 19h para permitir os desfiles do 2º dia da Série Ouro.
Ao longo da tarde de sábado (14/02) haverá movimentação de carros alegóricos com destino ao Caju, com a interdição de diversas vias da Região Portuária e também da Avenida Brasil para passagem dos carros alegóricos. Para os dias subsequentes, todas as interdições efetuadas para o desfile da Série Ouro serão mantidas para os desfiles do Grupo Especial, exceto as da Rua Frei Caneca e do Viaduto 31 de Março, que serão reabertas ao tráfego diariamente às 7h30 da manhã de domingo (15/02), segunda (16/02) e terça-feira (17/02), voltando a ser fechadas às 19h da noite de cada dia de desfile.
Desfile das Escolas Mirins – Dia 20/02 (sexta-feira) – Às 11h haverá a interdição de diversas vias no entorno do sambódromo, como a Rua Benedito Hipólito. A partir das 13h de sexta-feira (20/02) será interditada a Avenida Presidente Vargas, pista lateral, sentido Candelária, entre o entroncamento em frente ao prédio da Cedae e o cruzamento com a Rua de Santana. Às 15h será realizado o fechamento da pista lateral da Avenida Presidente Vargas, sentido Candelária, a partir da altura da passarela do metrô (estação Cidade Nova) até a altura do prédio da Cedae.
A partir da 0h de sábado (21/02) haverá outras interdições na Avenida Presidente Vargas, pista Central sentido Candelária, entre a passarela do metrô (Cidade Nova) até a Praça da República. No sentido Praça da Bandeira, será fechada a pista central, entre a Avenida Passos até a altura da passarela do metrô (Cidade Nova).
Desfile das Escolas Campeãs – Dia 21/02 (Sábado) – A partir das 2h de sábado (21/02) ocorrerá a liberação da pista lateral da Avenida Presidente Vargas, sentido Candelária. Já no entorno do Sambódromo as interdições serão mantidas para o posicionamento dos carros alegóricos para preparação do Desfile das Campeãs. Às 15h haverá o bloqueio dos principais acessos à Avenida Presidente Vargas pela Avenida Francisco Bicalho, pelo Viaduto Freyssinet (viaduto Paulo de Frontin) e pela Praça da Bandeira. Será efetuado, também, o desvio do fluxo de veículos da Avenida Paulo de Frontin para a Rua Aristides Lobo, assim como ampliada a área de interdição no entorno com a restrição do tráfego pela Avenida Salvador de Sá, Rua Hélio Beltrão, Rua de Santana, Rua Marquês de Pombal, entre outras vias da Cidade Nova. Às 19h ocorrerá a última etapa de interdições, com a restrição do fluxo de veículos na Rua Frei Caneca, Viaduto Trinta e Um de Março, sentido Laranjeiras, vias do Catumbi e vias próximas à Praça da República. A estimativa é que todos os bloqueios sejam mantidos até as 8h de domingo (22/02), quando as principais vias serão liberadas.
Proibição de estacionamento – Para preservar a circulação de saída dos carros alegóricos e pedestres, além dos locais onde já existe regulamentação de proibição, o estacionamento no entorno do Sambódromo estará proibido a partir das 6h da sexta-feira (13/02) até às 10h de quarta-feira (18/02), e no desfile das campeãs, das 6h de sábado (21/03) até às 12h de domingo (22/02), nas vias internas aos bloqueios e nas principais ruas e avenidas da região.
CIRCUITO AVENIDA CHILE BIRA PRESIDENTE – Para a realização dos desfiles dos blocos de enredo, de embalo e afro, que acontecem entre os dias 14 e 17/02, as interdições ao tráfego de veículos iniciam às 14h30 do dia 14/02 e vão até as 6h do dia 18/02 na Avenida Chile, Avenida Almirante Barroso, Rua Treze de Maio e Rua México, no Centro.
INTENDENTE MAGALHÃES – Para os desfiles dos blocos de enredo e das Séries Prata e Bronze, que acontecem entre os dias 14 e 17/02, 20 e 21/02, as interdições na Estrada Intendente Magalhães e do entorno começam a partir das 16h. Para montagem das estruturas, a operação terá início às 13h do dia 07/02 e uma reversível será montada das 5h às 11h do dia 9 a 13/02. O estacionamento estará proibido por placas na região entre os dias 13 e 22/02.
Interdições: Praça dos Lavradores e ruas Domingos Lopes; Dinis Barreto; Couto Menezes; Conde de Linhares; Andrade de Araújo; Araçuaí; Cincinato da Silva; Olímpio de Azevedo; Cirilo da Silveira; Jaime Marquês de Araújo; General Fernando Batalha; e Anália Franco.
Sambódromo terá seis postos médicos para os desfiles
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) terá um esquema especial de assistência médica de emergência durante os desfiles das escolas de samba no sambódromo, entre os dias 13 e 17 de fevereiro, na sexta-feira, dia 20, quando desfilarão as escolas mirins, e no sábado das campeãs (21). Seis postos médicos estarão distribuídos ao longo da Avenida Marquês de Sapucaí, em pontos estratégicos, para atender a quem precisar. Além disso, profissionais do Instituto de Vigilância Sanitária do município (IVISA-Rio) farão ações para fiscalizar o cumprimento das normas sanitárias.
Os postos médicos estarão localizados nos setores 1 (concentração), 2, 7, 10 (Rua Salvador de Sá), 11 e Apoteose (dispersão) e funcionarão das 19h até as 4h do dia seguinte para os desfiles da Série Ouro, Grupo Especial e no sábado das campeãs. A estrutura de atendimento contará com um total de 33 leitos, sendo sete de suporte avançado, e 11 poltronas de hidratação, distribuídos entre os postos. Serão ao todo 140 profissionais envolvidos na operação. No dia da apresentação das escolas mirins (20), os seis postos funcionarão a partir das 17h, até o fim das apresentações.
Para os pacientes com quadros mais graves, haverá ambulâncias com suporte avançado (UTI móvel) para fazer as transferências, coordenadas pela Central Municipal de Regulação, para hospitais ou UPAs da rede. Serão 16 ambulâncias com equipes próprias (médico, enfermeiro, motorista) a postos em cada dia de desfile das escolas da Série Ouro e do Grupo Especial e no sábado das campeãs. Já para o desfile das crianças, serão 10 viaturas disponíveis.
– O carnaval é um evento muito importante para a cultura e a economia da cidade, por isso todo ano a Secretaria de Saúde prepara o esquema de atendimento, tanto para os foliões que vão curtir os blocos de rua quanto para o público do sambódromo. Nossos postos médicos são preparados e equipados para dar o pronto-atendimento às emergências que surjam, evitando que os casos mais brandos sobrecarreguem os hospitais e UPAs. Ainda assim, os hospitais da rede municipal receberão reforço nos plantões durante o carnaval, para atender a um aumento de demanda que é normal nessas épocas em que o número de pessoas circulando na cidade aumenta – diz o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz.
A Secretaria Municipal de Saúde conta com expertise de anos operando postos médicos em eventos com grande concentração de público, como carnaval e réveillon. Os postos médicos da SMS também já funcionaram durante os ensaios técnicos das escolas de samba, nos fins de semana que antecederam os desfiles, e estão dando suporte ao carnaval de rua, nos principais circuitos de blocos. Em 2025, a estrutura da SMS fez quase 4 mil atendimentos, considerando as três frentes de atuação: atendimentos nos blocos de rua, ensaios técnicos e desfiles das escolas de samba.
Para a promoção da saúde e prevenção das infecções sexualmente transmissíveis, dispensers serão fixados nos banheiros do sambódromo para disponibilização de preservativos masculinos e femininos.
Vigilância em saúde antes, durante e após o carnaval – A Superintendência de Vigilância em Saúde atuará antes, durante e após o carnaval na Sapucaí, com ações de monitoramento, detecção, investigação, prevenção e controle de possíveis eventos de saúde pública que possam ocorrer, visando a proteção da saúde das pessoas que estejam no local, bem como de toda a população carioca. Na preparação para os desfiles, foram realizadas no sambódromo e nos arredores ações de vigilância ambiental e controle vetorial do local, com a aplicação de inseticida a ultra baixo volume (fumacê), vistoria dos locais e eliminação de potenciais criadouros de mosquitos transmissores de doenças.
A equipe do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS-Rio) tem monitorado o cenário epidemiológico nos níveis local, nacional e internacional, para acompanhar possíveis alterações nos padrões de ocorrência das doenças e/ou surtos. O CIEVS também atuará durante e após o evento, monitorando os atendimentos nos postos médicos a fim de detectar doenças e agravos de notificação, além de surtos e outros eventos de relevância para saúde pública, com ações de resposta rápida e de prevenção e controle, além do acompanhamento do cenário epidemiológico da cidade após o carnaval.
Fiscalizações do IVISA-Rio – O Instituto Municipal de Vigilância Sanitária, Vigilância de Zoonoses e Inspeção Agropecuária (IVISA-Rio) atuará na fiscalização do cumprimento das normas sanitárias nas instalações e na oferta de alimentos e serviços no sambódromo e entorno. O IVISA-Rio realizou, previamente, sessão de esclarecimento e capacitações online para fornecedores e prestadores de serviços, a fim de assegurar o cumprimento das legislações pertinentes; além de visita técnica durante a montagem das estruturas das instalações dos serviços de alimentação, assegurando condições apropriadas de fluxo, conservação e a utilização de materiais de fácil higienização para manipulação de alimentos.
Durante as noites de desfile, irá fiscalizar os aspectos higiênico-sanitários e tecnológicos da produção e distribuição de alimentos e bebidas em seus pontos de venda, bem como aqueles fornecidos nos camarotes e todos os demais recintos do sambódromo, e demais serviços de interesse sanitário; fará coleta de água potável nos pontos de entrada e em locais estratégicos para análise dos parâmetros de qualidade; fiscalizará o comércio e consumo de produtos fumígenos derivados ou não do tabaco em ambientes de uso coletivo total ou parcialmente fechados; identificar irregularidades e intervir, de forma oportuna, por meio da aplicação de medidas sanitárias cabíveis.
VLT Carioca terá operação especial e mudanças no trajeto durante desfiles na Praça Tiradentes
O VLT Carioca realizará uma operação especial entre o domingo (15/02) e a terça-feira de Carnaval (17/02), em razão da programação de desfiles de blocos na Praça Tiradentes. Tradicionalmente, os eventos na região provocam grande concentração de foliões e ocupação da via, o que impede a circulação dos trens. As alterações têm como objetivo garantir a segurança dos passageiros e do público em geral.
Durante esse período, por questões de segurança, os trens das linhas 2 e 4 não circularão pelo Centro do Rio. Para garantir o atendimento aos clientes, o trajeto da Linha 3, que liga o Aeroporto Santos Dumont à Central do Brasil, será estendido até o Terminal Gentileza. O intervalo médio entre as viagens será de 20 minutos.
Funcionamento nos dias 13 (sexta-feira) e 14 (sábado) – Nos dias 13 e 14 de fevereiro, quando acontecem os desfiles das escolas de samba da Série Ouro (Grupo de Acesso), na Marquês de Sapucaí, o VLT Carioca funcionará normalmente. As linhas 1 (Terminal Gentileza x Santos Dumont), 3 (Central x Santos Dumont) e 4 (Terminal Gentileza x Praça XV) irão circular com intervalos entre 12 e 20 minutos. Já na linha 2 (Praia Formosa x Praça XV) os intervalos serão de até 60 minutos.
