Pantanal: Qual o valor do contrato assinado errado por Tadeu?

O pai de Tadeu se irritou com após o peão assinar um contrato sem ler em “Pantanal”. Mesmo fechando o acordo com altos valores, o dono do gado não gostou de saber que receberia o pagamento após 60 dias.

“Os bois estão engordando no pasto, daria muito mais peso na balança. Ele vai levar uma boiada de duas mil cabeças para Aquidauana (MS), três dias para ir, dois para voltar e tem preguiça de ler um contrato de três páginas?”, reclamou Zé Leôncio em conversa com o advogado.

Qual é a estimativa?

Os bois são vendidos no Brasil considerando o peso da arroba (15 kg). Segundo a Scot Consultoria, cada arroba é vendida por R$ 292,50 em Campo Grande (MS) na estimativa atualizada hoje.

O preço estabelecido considera que os animais serão entregues ao comprador após 30 dias do acordo de compra e venda ser firmado. O valor diminui caso a transação seja concluída à vista.

Uma reportagem do jornal Gazeta do Povo de 2017 aponta que, conforme dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o peso médio do boi brasileiro no abate é de 519 kg.

Considerando a média, cada boi pesa o equivalente a 34,6 arrobas. Com o descarte de couro, ossos e vísceras, o peso é reduzido pela metade (17,3 arrobas). As duas mil cabeças de gado negociadas por Tadeu renderiam, ao todo, 34,6 mil arrobas.

Aplicando o preço da arroba estimada pela Scot Consultoria, que considera o valor sem descontar o Funrural (Fundo de Assistência ao Trabalhador Rural), um dos impostos presentes na transação, Zé Leôncio ganhou cerca de R$ 10,1 milhões com a venda.

Sabendo que o lucro poderia ser maior por conta do ganho de peso dos bois, Zé Leôncio decide visitar o cliente para renegociar o acordo. O comprador não aceitou antecipar os pagamentos.

Na próxima sexta-feira, “Pantanal” mostrará . A jovem vai procurar Gustavo (Caco Ciocler) para desabafar.

Compartilhe isso:

TV MRNews Não perca também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *