Lançado em 2020, o Maserati MC20 surgiu como uma tentativa de recolocar a fabricante italiana no mercado. Sua principal inovação estava no motor V6 Nettuno que, pela primeira vez em 20 anos, foi feito em casa, em vez de ser um conjunto reaproveitado da Ferrari.
Cerca de dois anos depois o superesportivo retorna, mas dessa vez como um conversível. O Maserati MC20 Cielo aproveita tudo de melhor que o cupê tem, como o próprio motor, e introduz uma novidade que pode agradar os fãs de roadsters.
Só pelo nome ‘Cielo’ (que em italiano significa céu) já entrega a inspiração por trás do modelo. A principal adição é o novo teto de vidro retrátil, que pode ir de transparente para completamente opaco com apenas o toque de botão, como no BMW iX. A novidade chega, segundo a marca, para trazer uma “experiência de dirigir multissensorial” e uma sensação de “céu infinito”.
A nova coloração também remete ao céu, embora seu nome não reflita isso. A Aquamarina é a cor metálica de três camadas criada para o Maserati MC20 Cielo, desenvolvida a partir de um cinza pastel com a adição de brilho aquamarina – ou turquesa, para facilitar.
Obviamente que a conversão trouxe algumas mudanças entre as versões. A principal delas são os 65 kg a mais (no total, são 1.540 kg) resultantes de reforços estruturais, que a Maserati diz que pouco interferem no desempenho do MC20 Cielo. Nele, também não é possível ver o V6 Nettuno pelo lado fora, já que o deck que guarda a capota substitui o vidro transparente do cupê.
Falando no motor, principal destaque no lançamento do MC20, ele manteve seus números inalterados. Ou seja, são 630 cv e 74,4 kgfm que fazem o Cielo ir de 0 a 100 km/h em 3,0 segundos, apenas 0,1 segundo mais lento que o irmão de teto fixo.
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A Maserati declara que o MC20 Cielo tem velocidade máxima de “mais de” 320 km/h. Diferente da versão mais leve, onde era citado “mais de” 325 km/h. A mudança, claramente, é por conta dos quilos a mais.
Para minimizar um pouco o problema do peso, o comprador pode optar pelo conjunto de aros em fibra de carbono, que reduzem em aproximadamente 30 kg o peso total do veículo. Esse, junto com as rodas com tema de numeral romano, volante em fibra de carbono e coluna de direção eletricamente ajustável são opcionais introduzidos também para o cupê ano-modelo 2023.
Outra alteração singela está nos seletor giratório dos modos de condução. Foi adicionado um touchpad no centro do botão giratório, que permite ao motorista alternar entre os modos Wet, GT, Sport, Corsa e ESC Off apenas deslizando o dedo.
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No mais, o Maserati MC20 Cielo traz um conjunto de equipamentos de assistência e seguranças dignos do seu cacife. A câmera de visão traseira com monitoramento de ponto cego permanece, assim como os sensores de estacionamento. De novo, o cabriolet traz câmera de 360°, frenagem autônoma de emergência e informações de sinais de trânsito.
Os preços do novo Maserati MC20 Cielo ainda não foram divulgados. Nos EUA é possível comprar o cupê por U$ 216.995 (cerca de R$ 1.054.000 na cotação atual), logo pode-se esperar alguns milhares de dólares a mais pelo conversível.
Além do Cielo, a Maserati prepara ainda uma versão elétrica para o MC20, porém ainda pouco se sabe sobre ela. Mais informações poderão surgir na estreia mundial do conversível que terá como tema principal — adivinhem — o céu.
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