Novo Mercedes-AMG C63 troca motor V8 por 2.0 híbrido e ganha quase 200 cv | Quatro Rodas

São novos tempos. Em vez de apostar em um motor ainda maior e mais potente para desbancar o seis cilindros 3.0 biturbo do rival BMW M3, o Mercedes-AMG C63 de nova geração vai aposentar o motor V8 4.0 biturbo, o chamado M177, para adotar um motor quatro cilindros.

Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90

Mais que isso, seu motor a combustão será o mesmo do menor AMG, o Mercedes-AMG A 45. O segredinho, porém, é um robusto sistema híbrido plug-in. O resultado será um ganho de aproximadamente 200 cv.

Uma particularidade é que no novo C63 o motor M139 2.0 com turbo elétrico será montado na longitudinal, como os seis cilindros e V8 da marca. Isso ajuda a explicar, também, como foi possível herdar o sistema híbrido do motor seis cilindros que equipa o Mercedes-AMG CLS 53 4Matic+.

Novo Mercedes AMG 63 – Evo/Reprodução

No caso, em vez de gerar 22 cv, o gerador/motor de partida de 48 V montado na caixa de câmbio garante um ganho de 54 cv, mas mantém o pico de torque de 26 kgfm. De toda forma, já faz dele o quatro cilindros mais potente em produção: são 470 cv de pico.

A transmissão que equipa o modelo será a EQ Boost, que funcionará junto com a caixa de câmbio MCT Speedshift e um conversor de torque de nove marchas. E isso é só para o motor a gasolina.

Ainda há um motor elétrico traseiro com um câmbio de duas marchas dedicado, que garante torque adicional e completa o trem de força “P1”, como batizou a Mercedes.

Novo Mercedes AMG 63 Poucas mudanças são vistas neste conceito. Na dianteira a grade foi invertida, em relação a versão atual Autocar/Reprodução

O resultado desse conjunto são 670 cv e 76,45 kgfm, superando em 160 cv e 167 cv o atual C63 S e o BMW M3, respectivamente.

Continua após a publicidade

O que ainda não se sabe é como a força será distribuída. A Mercedes planeja, para o C63 4Matic, um sistema de tração integral totalmente variável, diferente das versões antigas de tração traseira.

Novo Mercedes AMG 63 dianteira lateral O novo sistema de tração integral variável, permitirá que o carro tenha um modo de tração totalmente traseira, para agradar os saudosistas Autocar/Reprodução

Além do menor impacto ambiental, que foi um dos principais motivos para troca dos motores, o quatro cilindros também deixou o C63 mais leve na dianteira, mesmo com a adição do motor elétrico. São 48,5 kg a menos se comparado com o antigo V8, totalizando 160,5 kg. As baterias, porém, podem ter compensado essa perda.

Assine as newsletters QUATRO RODAS e fique bem informado sobre o universo automotivo com o que você mais gosta e precisa saber. Inscreva-se aqui para receber a nossa newsletter imagem31-05-2022-11-05-20 Aceito receber ofertas produtos e serviços do Grupo Abril.

Cadastro efetuado com sucesso!

Você receberá nossa newsletter todas as quintas-feiras pela manhã.

Outro aspecto em que o novo trem de força plug-in se sobressai em relação ao antigo é na condução. Todo o peso do Mercedes-AMG C63 está concentrado mais para baixo por conta da bateria e do motor elétrico traseiro, o que diminui o centro de gravidade do carro e, consequentemente, melhora sua dirigibilidade e agilidade.

Novo Mercedes AMG 63 lateral – Autocar/Reprodução

A versão mostrada é um conceito que esteve nas 24h de Nürburgring no último final de semana, mas já entrega como pode vir a ser o design final do C63.

Compartilhe essa matéria via: WhatsAPP Telegram

Na frente, o para-choque não parece ter sido alterado, enquanto a grade foi invertida para se diferenciar da versão atual. Já na traseira, as lanternas ficaram mais horizontais e as quatro saídas de escapamento robustas reforçam a agressividade do esportivo.

 

 

Continua após a publicidade

Quatro Rodas no YouTube

Peugeot 208 1.0: como anda o hatch com o mesmo motor do Fiat ArgoYouTube Video São duas novas versões de entrada equipadas com o motor 1.0 tricilíndrico que rende até 75 cv e 10,7 kgfm de torque sempre combinado com o câmbio manual de cinco marchas. Tanto a Like como a Style são bem equipadas e os preços são atrativos, são R$ 72.990 pra versão de entrada e R$ 79.990 pra Style. Confira o vídeo e descubra se vale a pena?1Segredo Novo Citroën C3 pode estrear com preços de Renault Kwid e Fiat Mobi2Testes Novo Mitsubishi Eclipse Cross 2023 é mais confortável de ver e guiar3Carros elétricos BMW iX1 corrige visual do X1 e é o novo elétrico de entrada da marca4Testes Peugeot 208 1.0: como anda o hatch com o mesmo motor do Fiat Argo5Notícias Nova Ranger Raptor é inspirada em caças e tem V6 com som de escape direto

Fonte: quatrorodas.abril.com.br/noticias/novo-mercedes-amg-c63-troca-motor-v8-por-2-0-hibrido-e-ganha-quase-200-cv

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *