Ford GT40 vira elétrico de 811 cv com ‘ronco de V8’ e troca de marchas | Quatro Rodas

Os mais saudosistas talvez não concordem, mas a empresa de restauração britânica Everrati, juntamente com a Superperformance, fizeram um trabalho incrível no clássico Ford GT40. Isso porque o modelo atualizado por eles ganhou novos motores elétricos para substituir o tradicional V8, mas sendo fiel à originalidade do esportivo. 

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As duas unidades elétricas estão montadas no eixo de trás, para garantir a tração exclusivamente traseira igual ao original. O que muda é a potência e torque entregues. Agora, são 811 cv e 81,57 kgfm, mais que o dobro dos originais que, dependendo da versão, ficavam próximos dos 300 cv ou 500 cv.

GT 40 EV – Everrati/Divulgação

Com mais potência o GT40 elétrico tem bons números de aceleração e velocidade. Ele leva menos de 4 segundos para ir de 0 a 96 km/h e pode passar dos 200 km/h.

Todo o sistema é alimentado por uma bateria de íons de lítio, que está situada onde o V8 original deveria estar. Isso contribui para que o GT40 elétrico tenha uma distribuição de peso de 40% na dianteira e 60% na traseira, semelhante aos 38/60 (D/T) do modelo que correu em Le Mans nos anos 60. Segundo a Everrati, a carga é bem rápida, indo dos 20% aos 80% em apenas 45 minutos e a autonomia total é de 201 km.

GT40 EV lateral – Everrati/Divulgação

Normalmente, carros elétricos são mais pesados, mas não é o caso do GT40 elétrico. Mesmo com as parafernalhas elétricas e a bateria, que costumam elevar o peso dos veículos, o modelo tem ao todo 1.320 kg, o que é 47 kg mais leve que os modelos originais dos anos 60.

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Para trazer mais imersão, a Everrati criou o “Race Mode”. Ele substitui o leve ruído dos motores elétricos por uma reprodução fiel do ronco do V8. O barulho chega aos 110 dcb, equivalente ao de uma turbina de avião ou um show de rock. Esse modo também traz uma sequência de marchas simuladas desenvolvido com base em simuladores de corrida. Com isso o motorista poderá “trocar marchas”, com direito a pausa momentânea na potência e no som do motor.

GT40 EV detalhe inferior – Everrati/Divulgação

Os sons e marchas simulados, provavelmente, incomodarão muito os devotos do motor V8. Porém, a Everrati se preocupou em deixá-lo extremamente fiel aos originais. Na versão elétrica foram usadas somente peças de “continuidade”, que garantem tamanha qualidade na construção que esse é o único GT40 listado no registro oficial da Shelby.

GT40 EV frontal – Everrati/Divulgação

Completando o pacote de tecnologia, o GT40 elétrico vem com uma tela importada diretamente das pistas, que monitora em tempo real as condições do veículo. Ele também tem sistema 4G integrado, que permite aos engenheiros da Everrati diagnosticar qualquer problema no veículo remotamente. Mas sempre com o consenso do dono, é claro.

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GT40 EV interior – Everrati/Divulgação

A Everrati diz que os interessados em ter o GT40 já podem entrar na lista de pedidos. Porém, infelizmente, o preço não foi divulgado.

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