Oito dos melhores esportes para praticar no Brasil – Um guia rápido
O Brasil é um dos países mais versáteis do mundo para os entusiastas de esportes. Com uma das áreas mais imensas do mundo e incluindo uma variedade de climas e aspectos geográficos, a nossa terra oferece possibilidades para os esportes mais variados.
Tanto é assim que, para quem está pensando em começar a praticar um novo esporte — seja para entrar em forma ou como simples hobby —, escolher qual esporte começar pode ser difícil.
Com isso em mente, preparamos uma lista de alguns dos melhores esportes que você pode praticar no Brasil. Vamos lá.
1. Futebol
Óbvio, né? Mas faz sentido. Afinal, o futebol não só oferece exercício físico de sobra, mas também oferece oportunidades para a socialização. Muita gente joga aquele futebol no final do dia ou nos fins de semana para descontrair um pouco, encontrar amigos e dar uma suada boa.
Jogar futebol serve para isso tudo, e ao mesmo tempo você também aumenta sua habilidade no jogo mais popular do país.
2. Natação
Nunca é tarde para aprender a nadar. A natação é muito recomendada por fisioterapeutas por ser um dos esportes mais completos, exercitando pernas, braços e costas de forma natural e saudável, sem expor o corpo aos riscos que outros esportes (como o próprio futebol) podem trazer.
Claro, se você começa a nadar tarde, é improvável que vire um campeão. Mas a ideia essencial do esporte, desde os tempos da Grécia Antiga, não é a competição, e sim a saúde. E isso você encontra na natação.
3. Corrida
Além das muitas maratonas e a Corrida de São Silvestre, não faltam no Brasil opções para exercitar sua capacidade de corrida em um cenário competitivo. Ou, claro, você pode praticar o esporte apenas como exercício físico — e também aqui não faltam parques e outras áreas para suas corridas matinais.
Se a corrida comum não for o suficiente para você, você sempre pode apimentar as coisas. O Brasil tem campeões mundiais em Corrida de Montanha, um esporte pouco conhecido, mas extremamente salutar. As competições com obstáculos também são muito populares, como é o caso da Bravus Race.
4. Jiu-jitsu
Você sabia que hoje em dia o jiu-jitsu, embora de origem brasileira, é mais conhecido no mundo todo através do Brasil? É isso mesmo. Foi a família Gracie, originária de Belém, que desenvolveu um estilo poderosíssimo, o qual foi formando inúmeros campeões no esporte de lutas UFC.
Diferente de estilos como o kung-fu ou o Muay Thai, o jiu-jitsu permite usar no treino todos os movimentos que serão aplicados na prática. Isso faz dele uma arte marcial muito eficaz e boa para aprender defesa pessoal.
O melhor de tudo? Não faltam academias de jiu-jitsu no Brasil. Sério, é só procurar: provavelmente, a sua cidade tem não uma, mas várias.
5. Surfe
Este é um desafio. O surfe (ou surf) é um esporte difícil de se aprender, e requer muita paciência e amor pelo mar. Mas nada substitui o empolgamento da pessoa que pela primeira vez percebe que está surfando de verdade, descendo seu primeiro frontside até o fim.
Para quem mora no litoral, o surfe é sempre uma opção deliciosa, e você nunca vai ter que procurar muito para achar uma boa escola de surfe na sua área.
6. Xadrez
Isso mesmo, o xadrez é esporte e é praticado por centenas de milhares no Brasil. Embora popularmente considerado algo para “intelectuais” ou pessoas de inteligência fora do comum, o fato é que o xadrez é um dos esportes mais acessíveis que existe.
Para começar a jogar, basta ter um tabuleiro, peças e um amigo. Ou simplesmente um smartphone. A diversão começa desde que você aprende a mover as peças.
Além de trazer grandes benefícios para a memória, criatividade e raciocínio lógico, o xadrez pode até ajudar na prevenção de Alzheimer. Isso sim é esporte bom!
7. Vôlei
Com mais de 15 milhões de praticantes no Brasil, o voleibol encontra entusiastas por todos os cantos. E não é de espantar: afinal, é um ótimo exercício que pode ser praticado em praticamente qualquer campo — ou praia!
Se você tem amigos que jogam vôlei, ou que têm interesse em aprender, está aí uma possibilidade para se considerar aprender.
8. Tênis de mesa
Ah, o famoso ping-pong. Você sabia que mais de 30 milhões de brasileiros são apaixonados pelo jogo? Uma mesa, duas raquetes, uma bolinha que pinga feito o diabo e vários amigos esperando chegar sua vez — o que poderia ser melhor?
Se você tem a sorte de ter aquele amigo que mora numa mansão com piscina, churrasqueira e mesa de ping-pong, está na hora de começar a frequentar mais a casa dele.
E por aí vamos
Aos esportistas do Brasil, opções de entretenimento e exercício físico não faltarão nunca. Então, decida qual será seu próximo esporte e siga em frente na sua jornada!
E, para você que gosta de apostar nos seus esportes favoritos, lembre-se que as melhores plataformas de apostas esportivas já cabem no seu bolso — literalmente. É só conferir o parimatch app para já sair apostando no seu esporte, modalidade ou evento favorito.