Filmes e séries: como as produções audiovisuais influenciam a indústria gamer

FONTE:  Photo

A indústria do entretenimento está interligada por todos os lados. Os principais pilares desse setor — Cinema, Música e Videogames — estão em constante sinergia, trocando as suas melhores e mais populares histórias. Atualmente, são os seriados que encontram nos jogos de videogame inspiração para grandes produções, no entanto, essa é uma via de mão dupla.

Existem filmes e séries que causaram tanto impacto que além de encherem as salas de cinema e alcançarem altos índices de audiência, também se transformaram em jogos de videogame. Ainda que essa não seja a trajetória mais comum, ela é válida e já rendeu títulos interessantes, alguns até ganhadores de prêmios.

A seguir, conheceremos as principais criações da indústria gamer que nasceram do cinema e das séries:

Das telas para os jogos eletrônicos

O cinema e os seriados são uma alternativa para os produtores de videogames. As histórias elaboradas pelos roteiristas também se encaixam nas tramas e nos temas de uma infinidade de jogos eletrônicos.

Os games, por exemplo, seguiram a trilha de uma das séries mais renomadas dos últimos anos, Game of Thrones, da HBO. Nos consoles e computadores a trama ganhou o nome de “Game of Thrones: A Telltale Games Series” e foi lançada em 2014. A história do jogo é uma linha auxiliar da trama principal, onde o jogador encarna um membro da Casa Forrester, um dos aliados da Casa Stark.

Os acontecimentos do título estão situados entre as temporadas 3 e 5 do seriado, justamente na derrocada dos Starks. No game, o jogador deve lutar para sobreviver e manter o legado dos Forrester.

FONTE:  Photo

Se no caso anterior a série é melhor que o jogo, no próximo exemplo, o game conseguiu igualar a série e se tornar uma celebrada franquia também nos videogames.

O jogo The Walking Dead: The Telltale Definitive Series (2020) é uma coletânea dos jogos inspirados em The Walking Dead (2010), uma produção da AMC. Na trama, a protagonista é uma menina chamada Clementine, o jogador controla esse personagem e deve tomar diversas decisões que vão transformando o caminho e o desfecho da campanha.

The Walking Dead: The Game é um dos títulos que formam a franquia. Em 2012, no Video Game Awards, uma espécie de Oscar do setor, o game levou o prêmio de Melhor Jogo do Ano, sendo a principal categoria do evento, além de ganhar também como Melhor Jogo Vendido por Download

Outro campo que utiliza os filmes e séries como fonte de inspiração é o iGaming. Nesse segmento estão os jogos de cassino, mais especificamente os slots, que com a chegada à internet, souberam aproveitar a tecnologia para ampliar a variedade de temas e desings, entre eles, referências a filmes e séries de sucesso.

Existem caça-níqueis criados com referências à série Narcos (2015), uma produção original Netflix; e também Rick and Morty (2013), que conta com três diferentes jogos com temáticas da animação para adultos. Já os filmes estão presentes com Jurassic World (2015), a continuação bem-sucedida do clássico Jurassic Park (1993); Jumanji (1995), um dos bons títulos do eterno Robin Williams; e Os Mercenários (2010), um sucesso do gênero de ação com Sylvester Stallone.

Seguindo na linha espacial de Rick and Morty, dois jogos nasceram de produções com a temática estrelar. Começando pelos títulos inspirados na saga Star Wars, já são mais de 10 games baseados no universo criado por George Lucas, no entanto, nem todos repetiram o sucesso das telonas. O melhor de todos, pelo menos o mais celebrado pelos jogadores, é Star Wars: Jedi Fallen Order, lançado em 2019, que explora os acontecimentos decorrentes da Ordem 66.

Outro jogo inspirado numa franquia que viaja pelo espaço é Alien: Isolation, que evoca todo o suspense dos filmes da saga Alien. Se a primeira obra da série foi um marco do cinema e abriu caminho para o gênero de exploração espacial, o jogo está dentro da temática, porém aposta por uma mistura de sobrevivência e terror.

No game, o jogador controla Amanda Ripley, filha da subtenente Ellen Ripley, a protagonista dos filmes, interpretada por Sigourney Weaver. A viajante espacial se encontra na mesma situação da mãe: presa em uma nave e sendo caçada por um alienígena voraz.

Esses exemplos mostram como o cinema e as séries são capazes de criar verdadeiros clássicos que repercutem não só na sociedade, como também na própria indústria do entretenimento, que encontra uma fonte de inspiração para a criação de novos produtos culturais.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *